Prefeitos iniciam missão técnica a polo de confecção têxtil do agreste pernambucano


Crédito: Divulgação

Prefeitos, secretários municipais e representantes da Federação das Indústrias, Fecomércio e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico que estão em Pernambuco para conhecer o polo de confecção na região de Caruaru se reuniram, nesta quarta-feira (24), com o consultor da área de empreendedorismo, Romero Sobreira. A missão é organizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com a participação do Governo do Estado e do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Vale do Rio Cuiabá.

O consultor explicou que na linha de produção toda fábrica de confecção é igual em qualquer parte do mundo. “O que difere uma da outra é a organização e produtividade”, assinalou, ressaltando que é fundamental ter a parte comercial bem atuante.

O objetivo da visita técnica, que prossegue até esta sexta-feira, é identificar potenciais socioeconômicos que possam promover o desenvolvimento das regiões de Mato Grosso como a Baixada Cuiabana e o Médio Norte. Os participantes vão conhecer o grande polo de confecção na região de Caruaru, o aglomerado de iniciativas produtivas relacionadas ao setor de confecções, localizado no agreste pernambucano.

A programação desta quinta-feira inclui visita à feira de Toritama, confecção de camisas e camisetas em malha, além de serviços de bordados industriais. Nesta sexta-feira (26) os participantes irão a Santa Cruz do Capibaribe, para conhecer o centro comercial, além de visitar o centro de comercialização e confecção de roupas, entre outros.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que a missão no agreste pernambucano é importante tendo em vista a necessidade de novas frentes de geração de emprego e renda para a população destas regiões mato-grossenses, onde a economia é exaurida e com baixo IDH e arrecadação. Com a falta de atividade econômica, parte dos municípios apresenta os índices econômicos sociais baixos por falta de oportunidade de geração de emprego. “Esta visita acontece após uma reunião que tivemos com o vice-governador Otaviano Pivetta, ocasião em que discutimos uma alternativa econômica como forma de gerar emprego e renda, de forma especial para os municípios no entorno de Cuiabá, Várzea Grande  e do Médio Norte”, assinalou.

Fraga ressalta que os gestores estão tendo a  oportunidade de visitar as feiras com uma variedade de produtos, conhecer os fabricantes e trocar experiências, acessar inovações tecnológicas, além de ter um modelo com fundamentação técnica que possibilite a implantação do polo têxtil nas regiões.

Ele lembra que Mato Grosso tem um grande potencial agrícola e econômico, com uma expressiva  produção de algodão. Porém é preciso verticalizar a produção com a instalação de tecelagem, modelagem, fiação, corte, costura, tinturaria e outros segmentos. “Evidentemente que para dar sustentação ao polo têxtil é necessário pensar na distribuição de todos os produtos, com a implantação de um grande Centro de distribuição e comercialização em Cuiabá ou Várzea Grande”, ponderou.

Após a missão, será apresentado um relatório técnico da visita que servirá de subsídio para que o vice-governador Otaviano Pivetta crie um programa de desenvolvimento econômico, visando a instalação de um polo têxtil.

Participam da missão técnica, gestores ou secretários municipais de  Arenápolis, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia, Cuiabá, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Marilândia, Paranatinga, Porto Estrela, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, São José do Rio Claro e Várzea Grande. Representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Federação do Comércio, União das Câmaras Municipais e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico-Sedec também participarão da missão ao agreste pernambucano.

Fonte: amm

Anteriores UFMT recebe palestra "Convite à Carreira Diplomática"
Próxima F1: Alonso elogia parceria da Aston Martin com a Honda