Prefeito Emanuel Pinheiro concede área para abrigar sede do grupo Flor de Atalaia


4c6ab8be4732f332e3c29ee33883a7ea

O prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), com representantes da Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, no Salão Nobre do Palácio Alencastro.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal assinou o contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público, firmado entre o Município de Cuiabá e o grupo Flor de Atalaia, por meio da Lei nº 6.793/22.
A área com mais de 600 m², localizada no bairro Parque Atalaia, deve abrigar a sede da entidade para dar continuidade a realização dos projetos socioculturais do grupo por 20 anos, sendo permitida a prorrogação do contrato por igual período. 
“O grupo Flor de Atalaia é uma instituição genuinamente cuiabana do siriri e do cururu, de um resgate cultural que passa de mãe para filho. Vou poder eternizar agora a sede do grupo com a concessão de uso dessa área. Cuiabá é uma cidade que tem uma expressão cultural que pouquíssimas no país possuem e o Flor de Atalaia faz parte disso. Então, a Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para incentivar e valorizar a cultura cuiabana”, destaca o prefeito. 
“Sem dúvida nenhuma, quando você valoriza a cultura local, você tira crianças da rua, crianças que poderiam estar se envolvendo com drogas e outras atividades ilícitas. Então, a cultura ao mesmo tempo que resgata e preserva a nossa história, também traz uma série de outros benefícios e a gestão Emanuel Pinheiro sempre tem primado pela valorização e respeito pela nossa cultura”, acrescenta Stopa. 
O secretário Aluízio Leite também destaca que um dos principais objetivos da gestão Emanuel Pinheiro é valorizar a cultura local. “Há uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos sempre apoiar a cultura local. Exemplo disso, é que em setembro teremos o Festival de Siriri, com investimento de recursos e grande expectativa de público. Então, quero dizer que nós valorizamos todas as atividades culturais e estamos aqui para incentivá-los”, disse Leite. 
Para a presidente do Flor de Atalaia, Cristina Zuita, a conquista do espaço para construção da sede representa a realização de um sonho. “Estamos muito gratos, após cinco anos de luta para a conquista desse espaço. Na nossa comunidade o grupo Flor de Atalaia consegue agregar jovens e crianças em torno da cultura. Por isso, sempre digo que o nosso trabalho é sociocultural. Sou moradora do bairro há mais de 40 anos, vi a comunidade crescer e hoje estou proporcionando que ele tenha um grupo como esse. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa história e dizer que estou muito feliz por finalmente ter chegado esse dia. Como sempre digo, não há vitórias sem lutas”, agradece. 
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, o vereador Marcrean Santos, e representantes da equipe técnica da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 
FLOR DE ATALAIA
O grupo de Siriri Flor de Atalaia nasceu no bairro Parque Atalaia e, com apenas oito anos de existência, vem se consagrando levando a cultura cuiabana em competições por todo o país. Recentemente, o Flor de Atalaia conquistou o 1º lugar no Festival de Dança de Joinville, na categoria “Danças Populares Brasileiras”.
Anteriores Falta de Coronavac impede início de vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos em Cuiabá
Próxima Bolsonaro nega almoço com Guilherme de Pádua e pede respeito a Gloria Perez