Da Redação
A Bronca Popular
Diante da pior e mais severa estiagem dos últimos 120 anos, que tem causado graves consequências para a população e a economia de Mato Grosso, o prefeito César Augusto Périgo (MDB) de Nova Bandeirantes, localizada a 966 km de Cuiabá, decretou situação de emergência hídrica.
A medida, publicada no Jornal Eletrônico dos Municípios nesta sexta-feira (23), proíbe o uso de água tratada para lavagem de calçadas e veículos por um período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
O decreto, assinado na quinta-feira (22), visa a adoção de medidas preventivas para evitar o desperdício de água, considerando a seca severa e o baixo nível dos reservatórios que abastecem a cidade.
“Diante da existência de Situação de Emergência, fica proibida a utilização de água tratada fornecida pelo Município para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, até que se reestabeleça a normalidade de abastecimento de água”, determinou o prefeito.
O gestor destacou ainda que a decisão foi influenciada pela presença de aproximadamente 700 mil cabeças de gado no município, cuja demanda por recursos hídricos é significativa. Uma eventual escassez total de água poderia resultar em sérios prejuízos à economia local e ao agronegócio mato-grossense.
“Considerando a falta de água para dessedentação dos animais, as consequências podem incluir a redução do crescimento, gerando impactos negativos consideráveis para a atividade pecuária no município”, justificou.
Com o decreto, o município poderá tomar todas as ações necessárias e adotar medidas jurídico-administrativas para mitigar os efeitos da estiagem, tanto na cidade quanto em áreas rurais.
Além disso, estará autorizado a utilizar equipamentos públicos para a construção de bebedouros para os animais, visando minimizar os danos causados pela escassez de água.
Fonte: abroncapopular