Preço do carro seminovo não subiu após o fim do programa de incentivo do governo


O programa de incentivo à indústria chegou ao fim na última semana e o preço do carro novo voltou a subir. Em alguns casos, os novos valores praticados são superiores aos que antecedem o desconto, como o Fiat Mobi que já parte de R$ 70 mil na linha 2024. Mas o valor do carro usado também subiu? Segundo a Mobiauto, não.

A empresa do segmento de tecnologia voltada para compra e venda de automóveis divulga que houve uma queda média instantânea de 5,1% nos preços dos carros seminovos de maio para julho. Entre os dias 7 de junho e 7 de julho, durante a vigência do programa de incentivo, o preço do seminovo caiu 0,75%, revelando estabilidade nos valores.

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“Apuramos os preços desses seminovos na primeira quinzena de junho e repetimos a pesquisa no mesmo período de julho. Registramos queda de 0,75% na média, o que indica, na prática, estabilidade. Ou seja: o carro zero km voltou a subir, mas nem todos os seminovos conseguiram acompanhar”, explica Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto.

Mobiauto explica que o levantamento levou em conta 35 carros. Se considerarmos os dez modelos que mais valorizaram, o preço médio é de R$ 106.620, segundo a empresa.

Confira a tabela dos carros que mais se valorizaram:

No caso dos carros com maior redução, a média de preço fica em R$ 83.665. Curiosamente, o Fiat Fastback foi o SUV com a maior redução.

“No caso do Fastback, que é um carro novo, o decréscimo no preço do usado tem a ver com uma estratégia da Fiat em manter o zero km com preços mais agressivos, o que acabou jogando o seminovo pra baixo. No caso do Tracker, a explicação é simples: a perda de cotação decorre por conta da mudança de linha nos meses anteriores. De resto, todos os demais são modelos mais baratos, com valores abaixo dos R$ 80 mil”, afirma Castro.

Confira a tabela dos carros que mais desvalorizaram:

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Fonte: direitonews

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