Gestores estaduais e municipais têm prazo até esta sexta-feira, 4 de agosto, para atualizar dados dos profissionais de enfermagem das redes própria e conveniada junto ao Ministério da Saúde. Em comunicado técnico enviado aos prefeitos, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está reforçando o alerta sobre a exigência. Com a medida, o Ministério da Saúde pretende atualizar a base de dados utilizada para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria de enfermagem.
Os dados devem ser inseridos em uma ferramenta integrada ao sistema InvestSUS, ao qual todos os prefeitos e governadores já têm acesso. As atualizações podem ser feitas individualmente, modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, por meio do carregamento de planilha com os dados a serem renovados.
Caso haja dúvidas quanto ao preenchimento e às informações a serem encaminhadas no sistema InvestSUS, os gestores poderão consultar a Plataforma Saiba a Fundo, além do Guia Básico para cadastro e atualização do Piso da Enfermagem no InvestSUS.
A AMM enviou aos gestores a relação dos municípios que, embora já tenham informado o número de profissionais da enfermagem, ainda estão com pendências a serem solucionadas referentes ao fundo municipal de saúde.
Fonte: amm