O bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, voltou a ser castigado por alagamentos nesta segunda-feira (3), em decorrência da elevação do nível do Guaíba. Segundo medição realizada às 6h15min, o nível do rio na Usina do Gasômetro atingiu 3m85cm, 25 centímetros acima da cota de inundação.
A situação gerou transtornos para os moradores e motoristas que circulavam pela região. Na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, a água chegou à altura do joelho, enquanto na Avenida Borges de Medeiros, diversos pontos apresentavam alagamentos sobre a pista. Devido à severidade da situação, a Avenida Aureliano foi bloqueada para o trânsito entre as ruas Edvaldo Pereira Paiva e Borges de Medeiros.
Vale ressaltar que este não é um problema recente. Na quarta-feira da semana passada, dia 29 de maio, o bairro já havia registrado alagamentos, com a água na Avenida Aureliano, entre as ruas Edvaldo Pereira Paiva e Borges de Medeiros, atingindo a metade da altura de um veículo estacionado.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o escoamento das águas pluviais na região é feito por meio da gravidade para o Arroio Dilúvio. No entanto, o alto nível do Guaíba compromete a capacidade do arroio de receber a água, fazendo com que ela retorne pelas bocas de lobo, inundando as ruas.
Fonte: gazetabrasil