Porsche Cayenne mais potente de todos os tempos tem 739 cv e “ajudinha” para ser vendido na Europa


O QUE VOCÊ VAI LER

Se os 659 cv o Porsche Cayenne Turbo GT 2024 não são suficientes, saiba que agora a marca alemã tem uma versão ainda mais potente do SUV premium. A configuração Turbo E-Hybrid estreia com nada menos que 739 cv(!) e 96,9 kgfm de torque — mais potente que a Ferrari Purosangue — e disponibilidade para as duas carrocerias: SUV e cupê. O modelo antecessor tinha 680 cv e 91,8 kgfm.

Para chegar a estes números, a Porsche coloca o motor V8 4.0 litros biturbo de 599 cv (antes eram 550 cv) trabalhando em conjunto com um motor elétrico de 130 kW (ou 176 cv) — aumento de 40 cv em relação ao anterior. Esta opção Turbo E-Hybrid pode até ser a mais potente da história do SUV, mas não é a mais veloz. Segundo dados da fabricante, o híbrido vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto a versão GT, com 80 cv a menos, cumpre a mesma tarefa em 3,3 s. Já a velocidade máxima é de 295 km/h.

VEJA TAMBÉM

TESTAMOS! BMW XM é SUV híbrido que faz 66 km/l e acelera feito um Lamborghini
525 cv
Porsche 911 S/T é um GT3 RS com câmbio manual e que vem ao Brasil
QUASE R$ 6 milhões!
Primeiro SUV da Ferrari, Purosangue está à venda no Brasil

Em alguns mercados, como os da maioria da União Europeia, além de Japão, Hong Kong, Tailândia e Singapura, o Cayenne Turbo E-Hybrid preenche a lacuna do GT, que não é vendido por não atender as rígidas leis de emissão de poluentes destes países. O motor híbrido ajuda (bastante) neste quesito. A bateria de alta tensão, instalada sob o piso do porta-malas, agora tem 25,9 kWh e permite o Cayenne rodar 82 km no modo elétrico sem gastar combustível — antes eram apenas 27 km.

Se você quiser um Turbo E-Hybrid com a aparência da versão GT, a Porsche oferece também. O pacote traz a dianteira com detalhes em preto, assim como a moldura dos arcos de roda, spoiler integrado e teto de fibra carbono e difusor traseiro no mesmo material leve. As saídas de escapamento (de titânio) são centrais.

Com o pacote o SUV também fica 10 mm mais perto do chão, tem mexida nas molas da suspensão e freios de cerâmica, o PCCB. Aí os números de desempenho ficam melhores: 0 a 100 km/h em 3,6 s e máxima de 305 km/h. Já o controle dinâmico do chassi, pneus de alta performance e o eixo traseiro direcional são oferecidos como opcionais.

Ainda não há informações se o Cayenne Turbo E-Hybrid será oferecido por aqui. Por enquanto, o Cayenne 2024 por aqui é oferecido em três configurações: Cayenne S (R$ 810 mil), S Coupé (R$ 840 mil) e Turbo GT Coupé (R$ 1.385.100). Nos próximos dias a marca alemã deve começar a pré-venda da nova opção de entrada, E-Hybrid, de 470 cv e 66,3 kgfm de torque.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF decide se trabalhadoras mulheres devem ter folga quinzenal aos domingos
Próxima Cissa Guimarães comemora decisão que manda prender acusados de matar filho