Desde que a nova gasolina com 30% de etanol na mistura foi aprovada, o governo federal antecipou que o preço do litro poderia cair em até R$ 0,20 nos postos. Entretanto, quem depende do carro percebeu que o desconto não chegou a tal estimativa, por mais que a nova mistura circule desde 1° de agosto. Em algumas regiões do país, o valor praticado sequer mudou.
Segundo levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio da gasolina no Brasil passou de R$ 6,19 no período imediatamente anterior ao início da nova mistura, para R$ 6,17 na semana de 7 a 13 de setembro, data mais recente disponível. Ou seja, uma redução de apenas dois centavos no litro.
A partir disso, Autoesporte consultou dois órgãos independentes com conhecimento no assunto: o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), e o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). O objetivo é entender o que impede que o preço da gasolina tenha redução significativa.
Os especialistas concordam que houve otimismo por parte do Ministério de Minas e Energia (MME) na projeção de queda do preço com a gasolina E30, mas observam que a nova mistura tem eficácia em dois outros tópicos: descarbonização (como parte da Lei do Combustível do Futuro) e redução da dependência da gasolina importada.
O IBP acompanhou o cálculo do governo e observou que, enquanto a conta ministerial estimava redução de R$ 0,20 pelo litro — valor que depois caiu para R$ 0,13 nas projeções mais recentes —, os dados colhidos internamente na verdade mostravam um possível aumento de R$ 0,01. Segundo a Petrobras, a média nacional é de R$ 6,17.
Um dos tópicos que interferem na conta é que o etanol anidro ficou mais caro no período de adoção da gasolina E30, fator que, segundo Ana Mandelli, diretora executiva do IBP, tem relação com a lei da oferta e demanda. “Se vão precisar de mais etanol para produzir a gasolina, aumenta-se a procura […]. As margens são apertadas; é um negócio de escala em que tudo pode interferir no preço”, explica.
Para o especialista Pedro Rodrigues, do diretor do CBIE, a variação do preço é imprevisível. “No Brasil, os postos de combustível são livres para determinar o preço […]. Existem custos pulverizados no preço da gasolina que vão além do próprio valor do litro”.
A Petrobras disponibiliza uma plataforma online que mostra a composição do preço do litro da gasolina e quanto cada fator interfere na conta. É possível acessar tanto a média nacional — onde está precificada a R$ 6,17 — quanto o valor por estado, a depender da fatia do ICMS: em São Paulo o preço médio é de R$ 6,07, enquanto no Ceará chega a R$ 6,31.
É neste ponto que, segundo Rodrigues, deve-se incluir ainda o próprio custo de operação do posto de combustível. “Um estabelecimento numa região valorizada terá custos elevados com aluguel, IPTU, eletricidade, quadro de funcionários, logística e outros fatores. Isso reflete no preço praticado: é o que explica a variação de valores na mesma cidade”.
Basta dirigir alguns por alguns quilômetros para notar a disparidade. Em São Paulo (SP), a reportagem de Autoesporte encontrou postos negociando a gasolina por R$ 5,99 o litro na Zona Norte; porém, nos bairros nobres da Zona Oeste, o combustível chega a R$ 6,25.
Dois fatores motivaram a decisão do governo para o aumento do teor de etanol na gasolina de 27% para 30%:
Segundo estimativa do governo, a transição do E27 para o E30 evitará a importação de 760 milhões de litros de gasolina por ano. Ao mesmo tempo, o Brasil ampliará a produção nacional de etanol em 1,5 bilhão de litros e investirá R$ 9 bilhões no setor.
A proposta aprovada amplia o percentual de etanol para 30%, mas há planos para chegar a 35% nos próximos anos. O aumento está previsto nas diretrizes da Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), aprovada no ano passado. “A legislação permite ampliar o limite de etanol na gasolina para até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica”, informa o comunicado oficial.
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Fonte: direitonews