‘Entrelaçamento doente com o poder econômico’
“Eles ficaram acostumados a servir a esse poder e não pensar no país e na sociedade.”
“Eles serviam totalmente aos interesses e às relações com os velhos partidos, com o velho PRI, que foi derrotado, com o PAN, que foi derrotado.”
O Partido Revolucionário Institucional (PRI, conservador) é um dos principais partidos políticos do país, mantendo o poder sobre o governo federal sucessivamente entre 1929 e 2000, quando perdeu para o Partido de Ação Nacional (PAN, conservador). Em 2012 retornou ao poder com Enrique Peña Nieto.
Estados Unidos critica, mas México não obedece
“São reformas que atacam o poder econômico que estava acostumado a ter uma legalidade predefinida em favor dele. Os bancos, os empresários estão com medo de que a verdadeira legalidade não seja favorável a eles.”
“Isso são pressões que tem o próprio sistema capitalista para frear, por seus meios, medidas que atentem contra seus interesses, ou que podem até mesmo ser consideradas ameaçadas”, disse Tule.
“Em troca, Claudia Sheinbaum é uma acadêmica reconhecida da universidade pública mexicana mais importante, mas tem menos experiência política e não tem o mesmo carisma que Obrador. O que ela tem é uma política muito eficiente.”
Fonte: sputniknewsbrasil