Quem acompanha a indústria automobilística já conhece o ritual: todo carro lançado no mercado passa três, quatro ou até cinco anos até receber um facelift ou uma reestilização mais profunda. Depois ganhará uma nova geração, isso dentro de outros três, quatro ou cinco anos. Mas essa lógica parece não ser seguida pelo Hyundai Creta.
No Brasil, o SUV começou a ser vendido no começo de 2017, após ser apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano anterior. Em julho de 2019, apenas dois anos e meio depois, o Creta passou por uma leve atualização visual nos para-choques e nas luzes diurnas de LED (DRL).
Em agosto de 2021, veio a chegada da chamada segunda geração do Creta, apesar da manutenção da plataforma J3. Apenas cinco anos após a estreia do SUV compacto no Brasil, o design e o interior mudaram radicalmente. E agora, em outubro de 2024, outra reestilização profunda de sua identidade estética e acabamento interno.
Como comparação, enquanto um Jeep Renegade, lançado em 2015, e um Volkswagen T-Cross, de 2019, ainda são praticamente os mesmos carros desde seus respectivos lançamentos, obviamente com discretas mudanças visuais e muitas atualizações de equipamentos.
No caso do Creta, a estratégia adotada pela Hyundai é bem diferente. E arriscada, visto que demanda um volume maior e mais frequente de investimentos. Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, o presidente da marca no Brasil e América Latina, Airton Cousseau, explica por que a marca sul-coreana optou por este caminho.
“[Seguimos isso] para realmente fazer com que os consumidores da Hyundai sintam orgulho da nossa marca e estejam junto conosco porque sabem que a gente vai entregar um produto de muita tecnologia e muita qualidade. Tanto que, em nossas pesquisas, é curioso que a maioria dos consumidores não fala que é dono de um HB20 ou um Creta. Fala que é dono de um Hyundai”, complementa o executivo.
Partindo de R$ R$ 141.890, o novo Hyundai Creta tem como grande destaque o inédito motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv na versão Ultimate, a de topo, vendida a R$ 189.990. Veja a lista completa de versões e preços do Creta 2025:
Nas versões de entrada, o novo Hyundai Creta 2025 mantém o motor três-cilindros 1.0 Kappa turbo flex de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Já a opção topo de linha, Ultimate, adota o 1.6 SmartStream quatro-cilindros 16V turbo, também com injeção direta, porém só a gasolina, de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque. Aqui, o câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa seca.
No Inmetro, o Hyundai Creta 1.0 TGDi 2025 tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina. Já o Creta 1.6 TGDi 2025 tem consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada apenas com gasolina.
Em dimensões, o novo Hyundai Creta agora tem 4,33 metros de comprimento (+3 cm), mas segue com os mesmos 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas continua com 422 litros de volume.
De série em todas as versões, o novo Hyundai Creta vem com seis airbags, frenagem autônoma emergencial e assistente de manutenção em faixa. Contudo, o pacote Adas de segurança ativa agora vem com ACC (controle de cruzeiro adaptativo) com a função Stop&Go a partir da versão Platinum. Confira os itens de série do Creta 2025:
Comfort: motor 1.0 turbo, seis airbags, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, direção elétrica, travas e vidros elétricos, central multimídia com tela de 8 polegadas e conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, indicador de pressão dos pneus, apoio de braço central para o motorista, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, rodas aro 16, alerta de frenagem de emergência e controle de cruzeiro.
Limited: tudo da versão Comfort mais assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, ar-condicionado digital de duas zonas, saídas do ar-condicionado para o banco traseiro, retrovisores internos com ajustes elétricos e rodas aro 17.
Platinum: itens da versão Limited mais sensor de estacionamento dianteiro, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ventilação, sistema de frenagem autônoma, borboletas para trocas manuais no volante, câmera com visão 360º, controle de cruzeiro adaptativo e central multimídia e painel de instrumentos digital com telas de 10,25 polegadas.
N Line: itens da versão Platinum mais grade frontal com acabamento exclusivo, saias laterais em cinza brilhante, faróis de LED, lanternas traseiras de LED, rodas com desenho exclusivo N Line, interior com acabamento exclusivo em bancos, volante e alavanca de câmbio, e teto preto.
Ultimate: itens do N Line (excluindo o acabamento exclusivo) mais motor 1.6 turbo, grade frontal exclusiva, rodas aro 18, bancos e volante revestidos de couro cinza, ajuste elétrico do banco do motorista, assistente de tráfego cruzado traseiro e câmera para monitoramento de ponto cego no painel de instrumentos.
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Fonte: direitonews