Por que a Ram Rampage a diesel é mais barata que a versão a gasolina?


Após o anúncio dos preços da nova Ram Rampage, muitos ficaram com a dúvida: por que as versões equipadas com motor turbodiesel são mais baratas que os modelos a gasolina?

Isso porque são raríssimos os casos em que essa inversão acontece, sendo normalmente justificados quando há uma configuração de alta performance, por exemplo.

As versões Rebel e Laramie trazem as duas opções de motor (a de topo R/T só é oferecida com gasolina). A primeira custa R$ 239.990 na opção a diesel e R$ 249.990 na gasolina. Já a segunda é tabelada a R$ 249.990 e R$ 259.990, respectivamente. Ou seja, os modelos a gasolina são R$ 10 mil mais caros que os que rodam com diesel.

No caso da Rampage, a explicação é bem simples: apesar de ambos serem importados — produzidos na Itália, mas em fábricas diferentes —, o Hurricane 4 (alcunha do motor a gasolina) é mais recente e tecnológico (2016) que o 2.0 Multijet a diesel (fabricado desde 2008), por isso tem uma construção bem mais moderna, feita inteiramente de alumínio.

Além disso, o Hurricane 4 entrega um desempenho bem superior ao do turbodiesel: o 0 a 100 km/h é feito em 7,1 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h na gasolina; já o diesel tem aceleração em 10,9 segundos e chega a 186 km/h.

Isso porque o 2.0 turbo a gasolina rende 272 cv e 40,8 kgfm de torque, e o 2.0 turbodiesel desenvolve 170 cv e 38,8 kgfm, uma significativa diferença especialmente no quesito potência, já que são mais de 100 cv extras.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Nova lei obriga hospitais a oferecer espaço de descanso exclusivo para profissionais de enfermagem
Próxima Promoção e Assistência Social abre inscrições para casamento comunitário