Conteúdo/ODOC – Por cinco votos a dois, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) emitiram parecer pela aprovação, nesta terça-feira (10), das contas de Governo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), relativas ao exercício de 2023. O orçamento daquele ano foi de R$ 4,8 bilhões.
O conselheiro José Carlos Novelli, relator das contas, votou pela aprovação das contas do prefeito e foi seguido pelos conselheiros Valter Albano, Campos Neto, Guilherme Maluf e do presidente da Corte de Contas Sérgio Ricardo.
Votou contrário ao parecer os conselheiros Waldir Teis e Antônio Joaquim.
No voto, o relator José Carlos Novelli afirmou que o município apresentou melhora significativa em relação ao ano anterior. O TCE também deu parecer pela aprovação das contas referente ao exercício de 2022.
O conselheiro Waldir Teis foi o único que externou o descontentamento em votar favorável as contas do prefeito. Ele apontou que Emanuel tem apresentado um endividamento de 700% desde janeiro de 2017 até o fim de 2023. “A situação vem se agravando ano a ano e não é só a Saúde que traz problemas para Cuiabá, Está difícil dizer que Cuiabá tem saúde financeira. Está muito longe”, disse o conselheiro.
Agora, o documento será encaminhado para a Câmara Municipal, que poderá ou não aprovar as contas.
Fonte: odocumento