Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária


VARSÓVIA, 17 de abril (Reuters) – A Comissão Europeia aprovou uma série de medidas propostas pela Polônia para conter a disseminação da gripe aviária, informou o Ministério da Agricultura polonês na quinta-feira, acrescentando que elas seriam implementadas imediatamente.

A Polônia registrou 79 surtos de IAAP (Gripe Aviária Altamente Patogênica) em aves em 2025, acima do total de 50 em todo o ano de 2024, e a Comissão Europeia está considerando impor medidas de emergência ao país.

O Ministério da Agricultura disse em um comunicado que a comissão concordou com a implementação de 13 medidas propostas pela Polônia, que incluem aumentar a área considerada de risco ao redor do local do surto, reduzir a densidade de galinheiros e medidas adicionais de desinfecção.

As medidas serão aplicadas em três regiões onde houve o maior número de surtos.

A Comissão Europeia realizará uma avaliação da eficácia das medidas de 22 a 24 de abril, disse o ministério.

Um porta-voz da Comissão não quis fazer novos comentários, referindo-se, em vez disso, a uma declaração da Comissão de terça-feira dizendo que as negociações com a Polônia foram “construtivas” e que ela tomou nota da proposta das medidas.

Reportagem de Alan Charlish; edição de Ed Osmond e Mark Heinrich

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa
Próxima Como é o novo PL da Anistia que Alcolumbre, Motta e ministros do STF estão negociando