Polônia: boca de urna tem margem pequena e não esclarece vencedor nas eleições presidenciais


Uma pesquisa, feita pela Ipsos para as emissoras TVN, TVP e Polsat apontaram para uma vitória do candidato independente Karol Kawrocki, presidente do Instituto da Memória Nacional e apoiado pelo partido Lei e Justiça do atual presidente Andrzej Duda, com 50,7% dos votos.
Dessa forma, o atual prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, candidato da Coalizão Cívica governista do primeiro-ministro Donald Tusk, teria obtido 49,3% dos votos.
Anteriormente, a mesma pesquisa havia apontado o cenário inverso, no qual Kawrocki (49,7%) era derrotado por Trzaskowski (50,3%).
Uma terceira pesquisa feita OGB reduziu a margem de diferença. Nela, Trzaskowski obtém 50,17% dos votos enquanto Nawrocki tem 49,83%.
Em todos os casos, a diferença se encontra dentro da margem de erro, indicando que o líder da corrida presidencial pode mudar nas próximas horas.
A Comissão Eleitoral Estadual anunciou que os resultados oficiais só serão divulgados após 100% dos votos serem contados, ou seja, na segunda ou na terça-feira.
Eleitores depositaram seus votos nas seções eleitorais abertas no primeiro turno das eleições presidenciais da Polônia em Varsóvia, 18 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2025

Em diversos países onde foram abertas urnas de votação o resultado já chegou. Nos Estados Unidos e no Canadá, Nawrocki aparece como vencedor com 56,65% e 62,04% dos votos. Nos demais países, Trzaskowski venceu.
Esta foi a disputa presidencial com a maior participação da história recente polonesa. Os resultados indicam uma presença recorde de 72,8% dos eleitores. Em comparação, no segundo turno das eleições presidenciais de 2020 a participação também havia atingido um recorde ao contabilizar 68,18%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Jornalista é surpreendida por ataque ao vivo na Síria
Próxima Expulso por Bolsonaro do PL por fazer campanha para petista, saiba quem é o deputado alvo de operação da PF por suspeita de desvio de verbas públicas