Polônia anuncia fechamento da fronteira com Belarus ‘até novo aviso’ e impõe novas sanções a Minsk


Nesta quinta-feira (9), o governo polonês anunciou que fechará uma importante passagem de fronteira com Belarus até novo aviso.

“Devido ao importante interesse da segurança de Estado, decidi suspender até novo aviso a partir das 12h00 de 10 de fevereiro deste ano o tráfego na fronteira polonesa-belarussa em Bobrowniki”, disse o ministro do Interior, Mariusz Kaminski, segundo a Bloomberg.

Bobrowniki, a mais de 200 km a nordeste de Varsóvia, é um dos principais pontos de passagem entre os dois países.
Ao mesmo tempo, o ministro comunico que, como resultado da prisão do jornalista Andrzej Poczobut – condenado nesta semana a oito anos de prisão em Minsk – ele solicitará que outras pessoas ligadas ao presidente belarusso Aleksandr Lukashenko sejam adicionadas às listas de sanções.
Milhares de pessoas de origem polonesa vivem em Belarus, já que o oeste do país era território polonês até que as fronteiras foram redesenhadas após a Segunda Guerra Mundial.
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, fala à mídia durante uma entrevista coletiva após se reunir com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez em Varsóvia, Polônia, 27 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023

Entretanto, desde o começo da operação russa na Ucrânia, Varsóvia tem se posicionado ao lado da União Europeia e da Ucrânia.
Além de agora decidir fechar a fronteira com Belarus, no último dia 5, o governo de Andrzej Duda anunciou que vai começar a colocar cerca elétrica na fronteira com a Rússia no mês que vem, conforme noticiado.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Premiê da Itália diz que convite feito a Zelensky para ir a Paris foi 'inapropriado'
Próxima Austrália confirma seus direitos soberanos sobre futuros submarinos nucleares