“A declaração recente da Arábia Saudita de que o governo está aberto para aceitar pagamentos do petróleo em moedas diferentes do dólar é um anúncio importante ignorado pela imprensa. O fim do petrodólar terá um sério impacto negativo no valor do dólar, bem como na inflação e nas taxas de juros nos EUA”, escreveu Roberts no seu site.
De acordo com ele, a política financeira de Washington de confiscar bens e impor sanções tem minado o dólar. Agora muitos países estão dispostos a usar moedas nacionais no comércio internacional, de modo a não depender de possíveis ameaças dos EUA, acrescentou o antigo funcionário da Casa Branca.
“Se a Arábia Saudita abandonar o petrodólar, a demanda pela moeda dos EUA e o valor do dólar cairão. Esta é uma séria ameaça ao poder de Washington e à força financeira dos bancos americanos”, ressaltou Roberts.
Anteriormente, a congressista dos EUA Marjorie Taylor Greene declarou que a Rússia demonstrou ao mundo a capacidade de negociar e se desenvolver sem o dólar e a amizade com os Estados Unidos.
No contexto de sanções sem precedentes contra a Rússia, que afetaram, entre outras coisas, as esferas financeira e bancária, a confiança na moeda norte-americana está diminuindo, muitos países estão tentando reduzir seu uso do dólar em vários tipos de transações. A Rússia tem seguido o trajeto da renúncia ao uso da moeda dos EUA em pagamentos internacionais.
Fonte: sputniknewsbrasil