“O destino manifesto estabelece uma visão de fato religiosa da criação dos Estados Unidos enquanto país. A política estadunidense ali no final do século XVIII, no século XIX, foi muito pautada nesse aspecto.”
“Os Estados Unidos se colocam na condição de falar sobre os conflitos que se dão nesse espaço e iniciam de fato uma trajetória expansionista, seja para o oeste, seja para o sul e para o norte, e para o Caribe.”
Imperialismo à la americana
“A cada cinco a dez anos, os Estados Unidos se envolvem numa guerra. A história norte-americana é uma história de guerras”, afirma Martins.
EUA × China e Rússia
“Já os Estados Unidos sempre apostaram mais no conflito, utilizando os países no Oriente Médio, na Ásia, na África, de modo que entrassem em conflito e atendessem aos seus próprios interesses de poder.”
“Os Estados Unidos não podem aceitar a presença de um Estado com essa dimensão territorial, com esse poder geopolítico de conexão que a Rússia tem nessa conexão entre a Europa e a Ásia.”
“E se convertia em um forte exportador de petróleo e gás, de alimentos, de armas. E tinha na Europa um grande mercado para esses bens.”

Fonte: sputniknewsbrasil