Da Redação
A Polícia Militar de Mato Grosso emprega cerca de 60% de todo o efetivo militar neste domingo (06.10), durante o 1º turno das Eleições Municipais em todo o Estado. O efetivo está presente nos 142 municípios de Mato Grosso, atuando em todos os locais de votação e também no trabalho ostensivo.
De acordo com a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT), 2.671 policiais militares estão fixos em 1.848 locais de votação e apuração de votos. Além disso, 1.300 militares realizam rondas e ações ostensivas, prontos para prestar apoio no atendimento relacionado às Eleições, caso necessário.
A Polícia Militar conta com a operação de 946 viaturas e 321 motocicletas destinadas ao transporte e patrulhamento.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destaca que essa é a maior operação já realizada pela corporação em uma eleição, reflexo do aumento do efetivo policial e de uma distribuição estratégica para garantir a segurança dos eleitores.
Ele afirma: “A eleição é o maior evento para o exercício da cidadania e democracia. Planejamos uma operação especial, adaptada à realidade de cada município e distrito. Isso só foi possível com o aumento do efetivo e os investimentos realizados pelo Governo do Estado”.
O subchefe de Estado-Maior Geral, coronel José Nildo de Oliveira, reforça que o trabalho da Polícia Militar já está em andamento com o transporte das urnas eletrônicas e a atuação dos militares no dia da votação. Ele afirma que a missão é garantir a ordem e a tranquilidade, inibindo qualquer tipo de crime, seja eleitoral ou não.
O policiamento é realizado por unidades e batalhões em todas as regiões do Estado, incluindo o Comando de Policiamento Especializado (CPE) com equipes da Rotam, Bope, BPMTran e Cavalaria.
Fonte: abroncapopular