A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta quinta-feira (07.11), a solenidade de encerramento do primeiro Curso de Operações de Inteligência, promovido pela Diretoria da Agência Central de Inteligência da PM (Daci), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. Ao todo, participaram 43 alunos, entre policiais militares, da Polícia Penal e Polícia Federal.
Conforme o coordenador do curso, capitão Thiago Antônio Passareli Severino, a capacitação contou com 260 horas/aula com aplicações das técnicas operacionais de inteligência em campo, divididas em pouco mais de quatro semanas.
O curso foi baseado em teorias, com noções básicas de inteligência. No entanto, o foco principal foi a aplicação da prática de inteligência, buscando o aperfeiçoamento das técnicas de investigações. Neste período, foram ministradas disciplinas como terrorismo e contraterrorismo, organizações criminosas, inteligência cibernética, além de fundamentos de inteligência, polícia nacional de inteligência, sobrevivência policial e entre outras.
“Para combater a criminalidade, o conhecimento, o treinamento e a qualificação são essenciais para as atividades policiais e com esse objetivo foi criado o 1º Curso de Operações de Inteligência, visando a busca incessante pela evolução dos nossos agentes em todo Estado. Foi uma troca de experiência fundamental na carreira de cada policial nesta edição”, disse o capitão Thiago.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou todos os formandos do curso, destacando, principalmente, o trabalho dos policiais da Agência Central de Inteligência da PM pelo empenho e dedicação no levantamento de informações precisas que dão início às operações especiais das forças de segurança no combate à criminalidade.
“Essa integração entre as forças de segurança do Estado é de suma importância no combate às organizações criminosas. Precisamos promover cada vez mais cursos de capacitação e qualificação dos nossos agentes para por fim a todo e qualquer tipo de ação criminosa em Mato Grosso. E nós, da Polícia Militar, somos motivo de orgulho em ser uma das unidades mais bem preparadas e equipadas em dar uma resposta imediata à população”, declarou coronel Mendes.
Fonte: odocumento