Plenário do TCU adia análise da auditoria sobre royalties por 30 dias


Crédito: Agência CNM

O Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) adiou, por 30 dias, a votação do relatório de auditoria que debate critérios de distribuição de royalties do petróleo, acatando pedido do ministro Augusto Nardes nesta quarta-feira, 14 de agosto. A solicitação atendeu à demanda da Confederação Nacional de Municípios (CNM),  por meio do consultor jurídico Ricardo Hermany. A entidade entregou uma proposta, em meados de julho, em que defendia a regulamentação aprovada pelo Congresso na Lei 12.734/2012 e pedia que o relatório sugerisse um cronograma de debate em busca de acordo para a questão.

Para a CNM, diante do tempo em que a questão se arrasta e da legitimidade da lei aprovada pelo Congresso Nacional, não há espaço para retomar o debate do zero. A entidade atua firmemente para que o relatório da Corte não indique a criação de uma nova legislação. 

Por isso, a proposta defendida pela CNM é que o TCU insira no acórdão sugestão para que o STF estabeleça um cronograma definido de debates no Núcleo de Soluções Alternativas de Litígiospara se concretizar um acordo. Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo são os Estados contrários à legislação e beneficiados por uma liminar que perdura efeitos há 13 anos gerando uma perda a Municípios e Estados não-confrontantes da ordem de R$ 200 bilhões.

A Confederação destaca que a matéria é uma das prioridades do movimento municipalista e com o pedido de adiamento solicitado pelo ministro Nardes e acolhido pelo relator Jorge Oliveira, em reunião plenária desta tarde, espera conseguir sensibilizar os demais ministros para que acolham a sugestão da entidade.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Como o chuveiro da sua casa ajuda a recarregar carros elétricos
Próxima Mulheres são presas em flagrante em Cuiabá por golpe de R$ 16 mil na venda de veículo via Pix