Plenário aprova projetos do Judiciário e do Ministério Público


Os deputados aprovaram em plenário, na tarde desta terça-feira (13), seis projetos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e dois do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As matérias seguem para análise do governador.

Do Judiciário, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2022, que simplifica e desburocratiza a cobrança de duas taxas praticadas nos cartórios de notas e de registros do estado: o Fundo de Reaparelhamento da Justiça (FRJ) e o Selo de Fiscalização. Pela proposta, as duas taxas serão consolidadas em um único tributo, cuja base de cálculo será mais simples e transparente, com a aplicação de um percentual sobre o valor dos emolumentos, que será de 22,73%. As alterações entram em vigor a partir de 1º de abril de 2023.

Ainda com relação aos cartórios, os deputados aprovaram, por maioria de votos, o PLC 34/2021, que cria um programa de renda mínima voltado às serventias de registro civil que são deficitárias.  Também foi aprovado o PLC 34/2022, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar a legislação que trata dos emolumentos cobrados nos cartórios do Estado.

Transformação de cargos
Também do TJSC, foram aprovados o PLC 30/2022 e o 31/2022, que tratam da transformação de cargos na magistratura estadual visando dar mais celeridade ao andamento dos processos e atender a demanda crescente pelos serviços do Judiciário. O PLC 30/2022 transforma 18 cargos de juiz substituto, atualmente vagos, em 16 de juiz de segundo grau e em dois de desembargador.

Já o outro PLC transforma os cargos de juiz de Direito da comarca de Concórdia de entrância final para entrância especial para criar a Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais, para a qual serão destinados os processos das comarcas do Oeste, Meio-Oeste e Região Serrana.

Por fim, do TJSC, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 261/2022, que trata da substituição de ocupantes de cargos de Oficial de Infância e Juventude e Comissão da Infância e Juventude.

Ministério Público
O Plenário aprovou, de origem do MPSC, o PLC 35/2022, que eleva a entrância final para entrância especial os cargos de promotor da comarca de Concórdia, e o PLC 13/2021, que altera pontos da legislação que trata do plano de carreira dos servidores do MP.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Anteriores Cantora Margareth Menezes comandará Ministério da Cultura
Próxima Lula confirma Aloizio Mercadante como presidente BNDES