GABRIEL DANIELE
DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (27/9), os integrantes da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica avaliaram dois itens, sendo um PL (Projeto de Lei) e um PR (Projeto de Resolução). Ambos tiveram parecer aprovado pelo colegiado.
O primeiro item que recebeu aval foi o PL 580/2022, de autoria do ex-vereador Eduardo Suplicy (PT) em coautoria com outros 16 vereadores, que visa autorizar a concessão da gratuidade no transporte público municipal em dias de eleições à população paulistana. Os vereadores presentes solicitaram a coautoria do projeto “por identificar extrema importância na matéria”.
Presidente da Comissão, o vereador Senival Moura (PT) afirmou que deseja garantir que todos votem nos dias de eleição, sendo municipal, estadual ou federal. “E tem muita gente que não vai porque não tem recurso para custear a passagem. E todos nós, vereadores da Comissão de Trânsito e Transporte, achamos importante pedir a coautoria porque nós trabalhamos com a mobilidade”, disse.
Já o vereador Rodolfo Despachante (PP), relator do projeto, ressaltou a importância do relatório ser aprovado na Comissão. “O número de pessoas que não tem ido votar é muito grande. Por exemplo, em 2022, 82 milhões de pessoas não foram votar nessa eleição”, exemplificou.
O vice-presidente da Comissão, vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), também comentou sobre a importância de apoiar os projetos da Casa. “Existem projetos de outros vereadores que valem a pena que todos os vereadores estejam juntos, porque é algo que realmente ajuda a população.”, finalizou o parlamentar.
Além do debate sobre a gratuidade do transporte nas eleições, os parlamentares também aprovaram o parecer do PR 11/2022, do vereador Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), que altera o Regime Interno da Câmara Municipal de São Paulo para a criação da Comissão Extraordinária do Direito do Consumidor.
Os vereadores João Jorge (PSDB), Ricardo Teixeira (UNIÃO) e Dr. Adriano Santos (PSB) também participaram da reunião. A íntegra dos trabalhos pode ser conferida a seguir: