Rápido, fácil e prático. Que o Pix é um sucesso, isso todo mundo já sabe. Inclusive, até as empresas do concorrente, o cartão de débito. Com o avanço dessa forma de pagamento, as outras opções buscam se manter no mercado e inovar.
Dessa forma, em breve, veremos novas ferramentas e facilidades relacionadas ao cartão de crédito, de forma a tentar competir com o Pix.
O que se espera é que, a partir de 2024, as operações feitas por meio do cartão de débito também sejam instantâneas. Dessa forma, os comerciantes receberiam o valor da transação no instante da compra.
O que podemos esperar de novidades para o ano de 2023?
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), duas novas iniciativas poderão ser lançadas ainda esse ano.
A primeira é uma alternativa de pagamento em débito sem senha. Essa poderá ser utilizada para pagamento de transporte e streaming, mas também poderá ser utilizada como um método de pagamento não presencial.
A segunda novidade, é o click to pay, em tradução literal, clique para pagar. Essa iniciativa pretende trazer mais facilidade na hora dos pagamentos no cartão de débito.
Com essa iniciativa, compras on-line poderão ser pagas com apenas um clique, dispensando a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira, dessa forma, se tornando mais rápido e prático.
Por fim, ainda é uma iniciativa que estuda a possibilidade de pagamentos no cartão de débito serem parcelados, é claro, sujeito a juros.
Fernando Amaral, que é membro da Abecs e vice-presidente Inovação e Soluções da Visa no Brasil, conta que algumas dessas possibilidades já eram estudadas, no entanto, o avanço rápido do Pix acelerou o processo.
Cartão de débito X Pix
O cartão de débito foi muito utilizado na época do pagamento do Auxílio Emergencial, no entanto, não demorou a perder espaço para o Pix.
Um dos motivadores é que, por mais que o cartão de débito seja prático para o comprador, ele acaba não sendo tão vantajoso quanto o Pix para os comerciantes. Isso porque o PIX conta com o pagamento instantâneo.
Segundo o consultor e presidente da Boanerges & Cia, Boanerges Ramos Freire, o motivo de tanta movimentação no setor do cartão de crédito é o PIX como concorrência. Ele afirma que o setor está mais do que certo ao tentar se reposicionar.
Fonte: capitalist