Pirâmide, estou fora! Como identificar e não cair nesse tipo de golpe financeiro


Um golpe de pirâmide financeira é um tipo de fraude que promete retornos exponenciais sobre um investimento, mas que, na verdade, depende totalmente do recrutamento de outros participantes, procedimento que sustenta esse esquema.

O motivo para ser conhecido como pirâmide é que os primeiros investidores recebem os lucros dos novos, ficando no topo do esquema. O problema é que, quando o número de novos participantes diminui ou simplesmente para de crescer, todo o esquema entra em colapso, fazendo com que os participantes percam toda a quantia gasta.

Esses golpes são aplicados de diferentes formas, mas a mais comum envolve algum tipo de serviço ou produto, que supostamente é capaz de gerar renda para os investidores. No entanto, esses serviços ou produtos são superfaturados, de baixa qualidade ou simplesmente não existem.

Para convencer as pessoas a entrarem na pirâmide, os golpistas utilizam técnicas de manipulação, persuasão e retórica. Além disso, é muito comum o uso de falsos testemunhos, documentos e garantias, passando uma sensação de segurança e procedência, que, na verdade, nunca existiu.

Como não cair em golpes de pirâmide financeira

Para evitar ser vítima dos golpes de pirâmide financeira, é preciso ter cuidado e ser muito crítico ao avaliar ofertas de investimentos que pareçam boas demais para ser verdade, já que normalmente esse é o caso. Outras boas dicas para aumentar sua proteção são:

  • “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”: sempre desconfie de promessas de lucros fáceis, rápidos e garantidos, sem quaisquer tipos de esforços ou riscos;
  • Não cair na pressão ou urgência para investir ou recrutar demais pessoas;
  • Não pagar taxas de adesão, administração ou cadastro antecipadas;
  • Leia atentamente as condições do investimento e o contrato, buscando orientação jurídica, caso considere necessário;
  • Solicitar provas concretas e verificáveis sobre a fonte e a sustentabilidade dos rendimentos do investimento;
  • Pesquisar bastante sobre a empresa ou pessoa que oferece o investimento, checando a reputação, o histórico e as credenciais;
  • Ao desconfiar de golpe, denuncie imediatamente às autoridades competentes.

Fonte: capitalist

Anteriores Japão anuncia isenção de visto para brasileiros e empréstimo de R$ 1 bilhão para saúde no Brasil
Próxima Projeto do Sebrae vai incentivar geração de renda no Nordeste