“Os pinguins são excelentes pais, mesmo no espaço. […] Em uma nova foto do James Webb se pode ver duas galáxias: Pinguim (NGC 2936) e Ovo (NGC 2937). […] Elas estão em um abraço cósmico, conectadas por uma névoa azul de estrelas e gases”, diz o comunicado.
Penguins make excellent parents, even in space. 🐧
Celebrating 2 years of science, this new Webb image shows 2 galaxies: a Penguin (NGC 2936) guarding an Egg (NGC 2937). Webb reveals they are in a cosmic hug, joined together by a blue haze of stars & gas: https://t.co/z85VcgDLOP pic.twitter.com/rqtXauvtKr
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) July 12, 2024
A NASA acrescenta que o “pinguim” e o “ovo” têm se aproximado ao longo de dezenas de milhões de anos e posteriormente se fundirão em uma só galáxia.
A atual distância entre NGC 2936 e NGC 2937 é cerca de 25 vezes menor do que a distância entre a Via Láctea e a galáxia mais próxima.
A publicação foi feita por ocasião do segundo aniversário das primeiras fotos tiradas pelo James Webb. É o maior e mais poderoso telescópio espacial já lançado pela humanidade. Ele é capaz de detectar corpos planetários relativamente frios localizados a até 100 unidades astronômicas da estrela hospedeira, bem como receber linhas espectrais desses planetas.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil