Picapes diesel desvalorizam o dobro de outras categorias em 2023, diz estudo


Com a alta do preço do litro do diesel no Brasil, modelos movidos por esse combustível deixaram de ser vantajosos. Isso afetou diretamente a desvalorização das picapes médias. Segundo estudo da Mobiauto, caminhonetes desta categoria perderam cerca de 15,3% do valor em um ano.

Essa queda de mais de 15% representa algo próximo ao dobro das outros segmentos, que ficaram com 7,5% de perda no mesmo período. Foram avaliados seis modelos de picapes a diesel.

A que mais perdeu valor, segundo a Mobiauto, foi a Volkswagen Amarok, com desvalorização de 20,5% entre novembro de 2022 e o mesmo mês deste ano. A Ford Ranger, que teve uma nova geração neste intervalo, ficou em segundo com a perda de 17,4%.

A Chevrolet S10, com a fabricação afetada pela crise na fábrica de São José dos Campos, desvalorizou 14,6%.

As outras três ficaram no mesmo patamar, na casa dos 13% de perda, um número alto perto da média das outras categorias do mercado. A Toyota Hilux perdeu 13,9%, a Mitsubishi L200 Triton 13,8% e a Nissan Frontier foi a que menos depreciou, com 13,8%.

“É um segmento em que o ticket médio, pelos menos nessas versões seminovas, é de R$ 200 mil. Na média, o cliente que adquiriu esse modelo um ano atrás perdeu R$ 30 mil, o que não foi pouco”, disse Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Na mesma pesquisa do ano passado, o trio vencedor foi Hilux, L200 e S10, pela ordem. “O único fato novo foi a inserção da Nissan Frontier, que ganhou alterações importantes em sua versão 2023, mas que acabaram puxando também os preços da 2021 e da 2022. Ótimo resultado pra Nissan”, comentou Castro Jr.

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Fonte: direitonews

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