A startup norte-americana Slate Auto acaba de fazer sua estreia no mercado automotivo com a apresentação do modelo Truck. A picape pequena é o primeiro produto do catálogo da nova empresa e chega com a missão de abrir caminho para outras novidades nos próximos anos. As vendas serão iniciadas em 2026, começando pelos Estados Unidos, e os preços ficarão na casa dos US$ 20 mil (cerca de R$ 113 mil em conversão direta).
A Slate foi criada em 2022 e tem o fundador da Amazon, Jeff Bezos, como um de seus principais investidores. A marca planeja atrair clientes principalmente pelo preço e não se acanha em oferecer um produto que tem a simplicidade como principal característica. “A definição do que é acessível está quebrada”, disse o CEO, Chris Barman. “A Slate existe para devolver o poder aos clientes que foram ignorados pela indústria automobilística.”
A Slate Truck será vendida sempre com cabine simples e, no design, dispensa qualquer tipo de ousadia ou capricho estético. A carroceria com linhas retas e aspecto retrô tem 4,43 metros de comprimento (menor que uma Fiat Strada), 1,79 m de largura, 1,76 m de altura e 2,76 metros de distância entre-eixos. As rodas padrão são de 17 polegadas, mas será possível adicionar modelos de até 20 polegadas por um custo extra.
A caçamba tem capacidade útil até as laterais de 994 litros e, na dianteira, há um compartimento com trava, o chamado “frunk”, capaz de acomodar mais 198 litros. O comprimento total da área de carga é de 1,52 m, sendo possível carregar até 635 kg e rebocar até 450 kg. O peso total da caminhonete é 1.635 kg.
Por dentro, as versões básicas são tão enxutas que adotam vidros manuais com a nostálgica manivela de acionamento. Os espelhos retrovisores também precisam ser ajustados manualmente e não há sistema multimídia (o comprador terá de se contentar com um suporte para smartphone no centro do painel). Em compensação, o pacote de segurança inclui seis airbags, sistema de frenagem automática de emergência e câmera de ré (as imagens são projetadas no quadro de instrumentos).
Outro diferencial da Truck é a capacidade de se transformar em um SUV. Segundo a Slate, o comprador interessado poderá adquirir por fora um kit de conversão que inclui barras de proteção, capota, janelas laterais, banco traseiro com três lugares, bagageiro de teto e até airbags para os ocupantes extras. A instalação poderá ser feita pelos próprios compradores, seguindo instruções fornecidas pela marca.
A empresa diz ainda que venderá seus carros de forma direta, como a Tesla, dispensando a comercialização através de concessionárias. Além disso, afirma que está planejando a abertura de centros de serviço locais para realizar serviços de manutenção.
Mecanicamente, a Truck tem motor elétrico único, traseiro, com 204 cv de potência e 27 kgfm de torque. Toda a força é despejada unicamente nas rodas traseiras, pois não há tração integral nem como opcional. O pacote básico inclui baterias de 52,7 kWh para 240 km de autonomia (ciclo EPA), mas, por um preço extra, é possível levar um conjunto de 84,3 kWh, que aumenta o alcance para 385 km. As células de bateria são da sul-coreana SK On, que também fornece para Hyundai e Kia.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h de 8 segundos e velocidade máxima de 145 km/h. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, uma das mais comuns do mercado, enquanto a traseira adota eixo rígido, mesma arquitetura da Strada.
A Slate já está recebendo pedidos pela Truck e promete entregar as primeiras unidades no final de 2026. Até lá, a empresa planeja construir uma fábrica nos Estados Unidos (em local ainda não definido) e iniciar a produção em série.
O cronograma prevê capacidade máxima de 150 mil unidades por ano a partir de 2027 ou 2028. O preço com incentivos fiscais será de US$ 20 mil (R$ 113 mil), mas sem os benefícios do governo norte-americano saltará para até US$ 27 mil (R$ 153 mil).
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Fonte: direitonews