Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da BYD para o Brasil, a tão falada picape intermediária baseada no SUV Song Plus está cada vez mais perto de ser lançada. Depois de ser flagrada em testes, tanto por aqui quanto na China, a caminhonete surge agora por meio de imagens vazadas na rede social Weibo. As fotos, publicadas pelo Canal Carros, revelam o desenho definitivo e confirmam o que já vinham sendo adiantado pelos protótipos.
Conforme antecipado por Autoesporte, a picape chegará ao mercado brasileiro em 2026 para brigar com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e companhia. Será apresentada por aqui em novembro, durante o Salão do Automóvel, sendo a grande estrela da marca chinesa no evento. Há chances, inclusive, de a apresentação brasileira ter status de debute global, afinal a BYD não vende picapes em sua terra natal.
As vendas, no entanto, não serão iniciadas de pronto. A chegada às lojas, efetivamente, deve acontecer em um segundo momento, com previsão para 2026. Fontes ligadas à marca tratam o modelo como “o grande lançamento” da BYD para o ano que vem.
Importante dizer que a nova picape será baseada no SUV Song Plus, ou seja, terá a mesma construção do tipo monobloco das concorrentes. Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente principalmente pelos vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Já a traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. Nesse aspecto, o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo nas duas picapes. Haverá interligação entre as peças por meio de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria (embora ainda não apareça nas imagens vazadas).
Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas é certo que a nova picape terá motorização híbrida. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado.
No Song Plus, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O câmbio, chamado e-CVT, tem uma marcha física e preenche as demais relações com o motor elétrico. Autoesporte, inclusive, já antecipou que o conjunto será flex na picape. Será a primeira da categoria com sistema plug-in, que demanda recarga externa.
Outra informação importante, também antecipada por nossa reportagem, diz respeito à montagem nacional da nova picape. A produção local é considerada essencial para o sucesso da “baby Shark” ou “picape Song” no mercado brasileiro e será concentrada na fábrica de Camaçari (BA), que começou a operar recentemente com os modelos Dolphin Mini, Song Pro e King.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews