PIB do Brasil cresce 0,4% no 2º trimestre, mas economia mostra sinais de desaceleração


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é inferior ao registrado no primeiro trimestre, de 1,3%, apontando uma desaceleração da economia.

O crescimento do PIB foi sustentado pelos setores de Serviços (0,6%) e Indústria (0,5%), enquanto a Agropecuária recuou 0,1%. Pela ótica da demanda, o Consumo das Famílias cresceu 0,5%, mas o Consumo do Governo caiu 0,6% e os Investimentos recuaram 2,2%. No total, a economia movimentou R$ 3,2 trilhões em valores correntes no período.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

Na comparação com o mesmo período de 2024, o PIB cresceu 2,2%, e a alta acumulada nos últimos quatro trimestres é de 3,2%.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda afirmou que a projeção oficial para o PIB em 2025, de alta de 2,5%, agora apresenta um “leve viés de baixa”, em função da desaceleração observada no segundo trimestre e dos efeitos cumulativos da política monetária sobre a atividade econômica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

O Banco Central (BC) projeta crescimento de 2,1% no ano, enquanto agentes do mercado financeiro estimam 2,19%. A avaliação da equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indica que o desempenho do 2º semestre deve continuar fraco.

Segundo analistas, o desaquecimento está ligado ao menor impacto do agronegócio e às restrições monetárias aplicadas pelo BC. Em junho de 2025, a autoridade monetária encerrou um ciclo de aumento de 4,5 pontos percentuais na taxa Selic, que chegou a 15% ao ano, maior patamar desde 2006.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

O PIB é um dos principais indicadores de desempenho econômico do país e representa o valor agregado de bens e serviços finais produzidos em determinado período. O IBGE calcula o resultado pela ótica da oferta (considerando Indústria, Serviços e Agropecuária) e pela ótica da demanda (Consumo das Famílias, Consumo do Governo, Investimentos e saldo da balança comercial).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

Fonte: gazetabrasil

Anteriores UE dispara gastos militares em 2024 e registra aumento histórico de 39% em um ano
Próxima F1: Ferrari mostra primeiras imagens de uniforme especial para Monza