Depois de toda a confusão envolvendo o piloto australiano, Oscar Piastri e as equipes Alpine e McLaren, Piastri finalmente se manifestou sobre os acontecimentos.
Na última sexta-feira, foi confirmado que o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, ficou ao lado da McLaren em sua arbitragem do conflito contratual de Piastri com a Alpine.
O australiano de 21 anos, que assinou um contrato no início de julho, para correr pela McLaren a partir de 2023, agora disse que uma completa falta de clareza em relação ao seu futuro com a Alpine e, finalmente, uma quebra de confiança, levou à sua decisão de deixar a equipe francesa e assinar com a McLaren.
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Falando com Lawrence Barretto, do Formula1.com, em sua primeira entrevista desde sua confirmação como piloto da McLaren para 2023, Piastri afirmou que estava feliz em deixar o controverso episódio para trás.
“Estou feliz por finalmente ter sido anunciado como piloto da McLaren para o próximo ano, e agora estamos ansiosos pelo futuro à frente”, disse Piastri.
“Ainda sou piloto reserva na Alpine e estou feliz por ainda cumprir essas funções, mas é uma discussão que precisaremos ter, eu e a equipe. Vamos ver como isso fica e, obviamente, estou super empolgado por ingressar no grid com a McLaren na próxima temporada”, disse o jovem piloto.
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No início deste ano, o futuro de Piastri na F1 com a Alpine, pelo menos para 2023, parecia bastante incerto, pois todos os sinais apontavam que Fernando Alonso iria renovar seu contrato com a equipe.
Ao mesmo tempo, a Alpine se comprometeu a encontrar uma vaga na F1 para seu piloto júnior na próxima temporada e a Williams era vista como o destino mais provável do australiano, mas Piastri não estava muito entusiasmado com essa solução.
Enquanto isso, o empresário de Piastri, o ex-piloto de F1, Mark Webber, entrou em contato com a McLaren para avaliar um possível interesse da equipe de Woking. E a resposta, foi uma indicação clara de que o australiano poderia se encaixar como substituto de Daniel Ricciardo, que naquele momento já estava sendo praticamente descartado pela equipe para o próximo ano.
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“A decisão do CRB confirmou que eu não tinha contrato para a temporada 2023 com a Alpine”, disse Piastri. “Eu estava livre para escolher meu destino, e senti que a McLaren seria uma grande oportunidade.”
“Eles foram muito diretos e interessados em me receber. Para ser completamente honesto, havia uma falta de clareza sobre meu futuro na equipe Alpine. Eles declararam publicamente que queriam continuar com Fernando por pelo menos mais um ou dois anos, e eu respeito isso.”
Piastri disse que ficou surpreso com a iniciativa de Otmar Szafnauer e da Alpine sobre a notícia que ele correria pela equipe em 2023, já que o alto escalão do time teria sido informado ‘várias vezes’ sobre a posição de seu jovem piloto, o que significa que ele não iria correr com a equipe no próximo ano.
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“Esse foi um episódio bizarro e francamente perturbador”, disse ele. “Foi feito publicamente na frente de alguns membros da equipe que estavam alheios à situação, e eu não queria causar uma cena na frente deles.”
“Uma vez que estávamos em privado, eu disse a Otmar qual era a nossa posição e o que ele tinha dito várias vezes antes disso. Foi muito surpreendente para mim eles fazerem aquele anúncio”, acrescentou.
Mas olhando para trás em seus últimos dois anos com a Alpine, Piastri expressou sua gratidão pelo fabricante francês e seu apoio.
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“Eu realmente gostei do meu tempo com a Alpine”, disse ele. “Entrei para a Academia depois de vencer o campeonato de Fórmula Renault em 2019, como parte do prêmio por vencer o campeonato, e desfrutei de dois anos incrivelmente bem-sucedidos como parte da Academia com mais dois títulos (Fórmula 3 e Fórmula 2), então não tenho nada além de respeito por todos os equipe de Enstone”, concluiu.
Talvez este caso envolvendo Piastri e as equipes Alpine e McLaren, tenha sido um dos mais estranhos e conturbados dos últimos anos na F1, pois apesar das declarações do piloto, uma coisa é certa. A Alpine investiu muito dinheiro na carreira júnior de Piastri, e acabou ficando sem o piloto na Fórmula 1.
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