Peugeot e-208 sai de linha e a culpa é do novo 2008; entenda


Com a chegada dos novos 208 e 2008, a Peugeot decidiu que só um dos modelos terá versão elétrica à venda no Brasil. E a escolha foi pelo SUV compacto. Assim, o e-208 GT, lançado por aqui há menos de três anos acaba de sair de linha.

Segundo Rafael Filon, chefe de marketing da Peugeot, a marca percebeu que “muitos clientes têm migrado do 208 para o 2008”, e, “por isso, vamos concentrar as vendas de elétricos em um modelo.” O movimento acontece às vésperas de a reestilização do 208 ser apresentada.

Durante esses quase três anos, o Peugeot 208 elétrico foi oferecido em versão única, GT, importada da Espanha e com acabamento superior ao das configurações a combustão produzidas na Argentina. Tinha motor elétrico dianteiro de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 50 kWh. No padrão do Inmetro, a autonomia era de apenas 220 km, uma das menores do país.

Nesses quase três anos, o e-208 GT também passou por uma série de reajustes nos preços. Lançado por R$ 244.990 no final de 2021, seis meses depois, já custava R$ 265.990. O ápice foi quando o compacto chegou a insanos R$ 276.990.

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Com a chegada do e-2008, em 2022, a Peugeot iniciou um movimento contrário, baixando a tabela do hatch elétrico. Foram seguidas movimentações para, nesta ordem, R$ 259.990, R$ 249.990 e finalmente chegando a R$ 219.990. As últimas unidades estavam sendo comercializadas a R$ 159.990, preço mais condizente com a nova realidade do mercado de elétricos, que agora tem uma série de modelos chineses com maior autonomia por valores similares.

Com o fim do e-208, restam aos clientes da marca optarem pelo SUV compacto e-2008. O modelo, também importado da Europa, já foi apresentado no Brasil, mas ainda não tem preço. É possível que ele seja posicionado na casa dos R$ 250 mil, portanto, acima de rivais chineses como BYD Yuan Pro e o futuro Neta X.

Além de ter o visual atualizado, a Peugeot também mexeu no conjunto motriz do 2008. O motor elétrico teve a potência elevada de 136 cv para 158 cv (ganho de 22 cv), mas o torque foi mantido em 26,5 kgfm. A Peugeot informa que o e-2008 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h (limitada eletronicamente).

A autonomia também foi ampliada graças à troca da bateria de 50 kWh do modelo anterior por uma de 54 kWh. O alcance de 235 km foi estendido para 261 km, de acordo com as medições oficiais do Inmetro.

O sistema de recarga também foi melhorado, indo de 7,4 kW para 11 kW em AC (corrente alternada). Em DC (corrente contínua), o abastecimento das baterias foi mantido em 100 kW para instalações ultrarrápidas. O novo e-2008 ainda será vendido com um carregador de 3,2 kW para tomadas convencionais. Neste caso, o tempo de recarga é de 12 horas.

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Fonte: direitonews

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