Em maio, Autoesporte antecipou com exclusividade que os Peugeot 208 e 2008 produzidos na Argentina receberiam o conjunto micro-híbrido flex com o sistema Bio-Hybrid. Agora, em entrevista durante o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), o CEO da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, confirmou de forma oficial a informação.
“[A tecnologia] Será introduzida gradualmente e a Peugeot é parte da estratégia. O Bio-Hybrid está sendo desenvolvido no Brasil e chegará na marca ano que vem”, disse.
O executivo não cravou quais modelos receberão a tecnologia, mas é provável que 208 e 2008 ofereçam a variante micro-híbrida, já que a dupla compartilha o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e câmbio automático CVT.
Ainda que pareça óbvio que carros feitos na Argentina com motores brasileiros tenham versões micro-híbridas, a Stellantis havia dito, quando lançou as plataformas Bio-Hybrid que apenas fábricas no Brasil fariam modelos eletrificados.
Os Peugeot 208 e 2008 Bio-Hybrid terão o mesmo conjunto que vai estrear nos Fiat Pulse e Fastback ainda neste ano.
No sistema micro-híbrido ou MHEV, um dispositivo elétrico multifuncional substitui o alternador e o motor de partida. Uma bateria de 12V adicional opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo e permite que o veículo continue em movimento com o câmbio desacoplado e o motor desligado.
Assim, pode fornecer energia que gera torque adicional ao carro em momentos pontuais de uso, como a arrancada na fase fria do motor e velocidades de cruzeiro, reduzindo o esforço do motor a combustão.
Conforme apurado por Autoesporte, este novo sistema vai trabalhar em conjunto com o motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque que já equipa diversos modelos do grupo, inclusive o atual 208.
Porém, antes do lançamento dos eletrificados, previsto para o ano que vem, os dois modelos passarão por outras mudanças. O 2008 terá uma nova geração chegando já nas próximas semanas. Pouco tempo depois, o 208 receberá o primeiro facelift da segunda geração.
Em um primeiro momento, a motorização 1.0 turbo será mantida até a chegada do sistema híbrido, no ano que vem, para conviver com ambas.
Tudo isso vai acontecer após a chegada da nova geração do 2008. O SUV compacto tem lançamento programado as próximas semanas. Será equipado em toda a gama pelo motor 1.0 GSE turbo flex de 130 cv. Posteriormente, em 2025, também receberá a configuração.
Segundo o site Autos Segredos, o novo Peugeot 2008 será comercializado em três versões: Active, Allure e GT. Todas usarão o motor três cilindros 1.0 turbo, mas ainda sem a eletrificação. A versão elétrica que já vinha sendo importada continua. A versão híbrida que ficará para 2025, junto ao 208.
O grupo Stellantis investiu R$ 454 milhões para modernizar a fábrica de motores de Betim (MG). A planta passará a montar as três variantes híbridas dos motores GSE turbo, começando pelas opções Bio-Hybrid (micro-híbrida ou MHEV, a ser aplicada nos Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008) e Bio-Hybrid e-DCT (híbrida plena, que estará nos Jeep Compass e Commander).
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Fonte: direitonews