Depois do vazamento de algumas imagens, o Peugeot 208 de cara nova foi finalmente revelado — ou, mais precisamente, sua versão elétrica e-208 GT. Com estilo agressivo na dianteira e interior renovado, o hatch vai estrear o novo visual no Brasil em 2024.
Quarto carro mais vendido na Europa e com emplacamentos crescendo mensalmente por aqui (mais de 11.500 unidades no acumulado do ano e 29ª posição no ranking de junho), o 208 tem uma ótima aceitação no mercado, mas nem por isso a Peugeot se acomodou.
A fabricante francesa decidiu deixar o compacto ainda mais moderninho com o estilo emprestado do SUV 2008 reestilizado, revelado em maio deste ano (e que também deve vir ao país logo após o lançamento do 208, quando a produção do modelo na Argentina começar).
Na dianteira, o que mais chama a atenção no hatch são as luzes diurnas de LED, que trocam o formato conhecido como dente de sabre para um desenho que imita uma marca deixada pelas garras de um leão, com três fileiras verticais dentro de uma peça preta alojada no para-choque.
Por falar em leão, símbolo da Peugeot, o logotipo da marca que havia sido renovado pouco mais de dois anos atrás aparece no 208 pela primeira vez. Agora apenas a cabeça do felino é representada, em vez do corpo inteiro, como era anteriormente.
O novo logo fica na parte superior da enorme grade dianteira, que passa a ter um design com linhas diagonais. Muda também a disposição interna dos faróis, que trocam as três linhas internas por formatos quadrados.
Atrás, as mudanças foram mais sutis. A barra preta que une as lanternas foi mantida, mas com o nome Peugeot escrito com novo grafismo. O logotipo também foi retirado. Por fim, o arranjo interno das lanternas passaram a ser horizontais (antes também faziam alusão às garras do leão).
Ainda é cedo para falar sobre versões para o mercado brasileiro, mas na Europa o hatch será oferecido com retrovisores pintados de pretos em todas as configurações, rodas de 16 ou 17 polegadas e sete opções de cores. Na configuração de topo GT, haverá ainda arcos das rodas pretos e teto também preto como opcional.
Por dentro, o acabamento tem novos materiais e tecidos, como Alcantara com costuras verdes para as versões mais caras. Nas opções Allure e GT, o painel de instrumentos digital tem 10”, mas a central multimídia, também com tela de 10” (além de conexão para Apple CarPlay e Android Auto sem fio), será de série em todas as configurações. O novo logo aparece no centro do volante e as versões com câmbio automático recebem uma nova manopla.
Na parte de tecnologia, o 208 terá um carregador por indução mais potente, três entradas USB-C e câmeras para auxiliar no estacionamento com melhor definição. Entre os equipamentos, destaque para controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, assistente de faixa e alerta de atenção ao motorista.
A versão elétrica e-208 GT, a primeira a ser revelada, é equipada com motor elétrico de 158 cv alimentado por uma bateria de 51 kWh. Com esse conjunto, o hatch é capaz de rodar até 400 km no ciclo WLTP. a recarga de 20% a 80% leva 25 minutos em carregadores rápidos.
Além disso, o modelo será oferecido em versões híbridas e a combustão no mercado europeu. Por aqui, apesar do design renovado, os motores deverão permanecer, com as opções de topo equipadas com o motor 1.0 turbo que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque do grupo Stellantis, que chega no fim de agosto ainda com o visual atual.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews