Peugeot 208 e 2008 2026: preços, versões, equipamentos e consumo


A Peugeot acaba de oficializar o lançamento da linha 2026 dos modelos 208 e 2008 no Brasil. A dupla tem mudanças nos pacotes de equipamentos de algumas versões e estreia o conjunto híbrido leve (MHEV) dentro da marca. A tecnologia é a mesma usada nas variantes híbridas dos Fiat Pulse e Fastback, e toma como base o conhecido motor 1.0 T200 flex de 130 cv.

Tanto no hatch compacto quanto no SUV, o sistema híbrido chega somente nas versões topo de linha GT. Segundo a Peugeot, a tecnologia garante até 12% de redução no consumo de combustível e 8% de redução nas emissões de CO₂. Assim como nos carros da Fiat, o sistema conta com um motor elétrico e uma bateria de íons de lítio de 12V associado ao propulsor a combustão.

No caso do 208, a motorização híbrida é inédita no segmento, já que nenhum outro hatch compacto da categoria oferece eletrificação. No nicho do 2008, porém, o sistema não é novidade: o rival Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid já oferece mecânica do tipo, assim como o próprio Fastback.

Ainda na gama 2026, a Peugeot reajustou preços e promoveu mudanças na gama de versões. No caso do 208, a versão de entrada Active com motor 1.0 Firefly aspirado foi descontinuada e uma nova Active com motor 1.0 T200 (sem eletrificação) foi lançada. Além disso, a Style foi reposicionada e agora é a mais barata do portfólio.

No caso do 2008, o catálogo continua formado pelas variantes Active, Allure e GT (agora híbrida). No entanto, a de entrada perdeu equipamentos (veja detalhes mais adiante).

Observação: na comparação com a linha 2025, perdeu faróis Full-LED com projetor.

Observação: na comparação com a linha 2025, perdeu painel de instrumentos digital de 10 polegadas, faróis em LED e bancos parcialmente revestidos em couro.

O novo conjunto MHEV equipa as versões GT do dois carros e praticamente não muda em relação ao já usado pela Fiat. O propulsor principal é o conhecido 1.0 turbo de três cilindros com potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm. Já o sistema híbrido associado utiliza a configuração BSG (Belt Starter Generator), na qual um motor-gerador elétrico, conectado ao virabrequim por correia, trabalha em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts.

Na prática, o dispositivo atua como motor de partida de alta eficiência e também como gerador durante as fases de desaceleração e frenagem. A integração com o sistema de Start & Stop permite que o motor a combustão seja desligado em paradas e religado de forma praticamente instantânea. Além disso, o sistema explora dois modos de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante desacelerações por inércia.

O gerenciamento e o monitoramento do sistema podem ser acompanhados diretamente no painel digital 3D, que exibe em tempo real o estado de carga da bateria, o fluxo de energia entre motor e gerador, a autonomia e o consumo. O câmbio continua automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Com a nova motorização híbrida, o 208 GT tem consumo de 9,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com etanol, bem como 9,6 km/l e 13,8 km/l, respectivamente com gasolina. Já o 2008 GT, também segundo o Inmetro, faz 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com etanol, além de 9,6 km/l e 13,7 km/l com gasolina, nesta ordem.

Como dito, apenas as versões GT receberam motorização híbrida. Nas demais, a mecânica é a mesma oferecida até então. No caso do hatch, a configuração de entrada Style tem motor 1.0 aspirado flex Firefly com com 71/75 cv de potência e 10/10,7 kgfm de torque. O Active e Allure, por sua vez, têm o 1.0 T200 flex de 130 cv sem auxílio elétrico. O mesmo vale para o catálogo do SUV.

A linha 2026 traz novidades ainda na paleta de cores. No 208, são oferecidos os tons Branco Banquise (apenas versão Active), Preto Perla Nera, Cinza Artense, Branco Nacré e Cinza Selenium (Style, Allure e GT).

No 2008, o tom Azul Quasar oferecido desde o lançamento foi descontinuado. Agora, a gama segue com os tons Preto Perla Nera, Cinza Artense e Branco Nacré, além do Cinza Selenium, que era restrito ao GT e agora está disponível para todas as versões.

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Fonte: direitonews

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