Petrobras: presidente do Conselho de Administração é afastado do cargo pela Justiça


A decisão que afastou Mendes é do juiz Paulo Cezar Neves Junior, que também suspendeu a remuneração até o julgamento definitivo do processo.
Entre as irregularidades apontadas na ação movida pelo parlamentar, está o conflito de interesses por conta de outro cargo ocupado por Pietro: secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.
Além disso, foi apontado falta de elaboração de uma lista tríplice para o cargo e desrespeito à Lei das Estatais.

Justiça já havia afastado outro conselheiro

Na última semana, a Justiça também havia afastado um outro conselheiro da Petrobras: Sergio Machado Rezende, que durante os primeiros mandatos do presidente Lula nos anos 2000 foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia. Antes de assumir o cargo, Rezende integrava o diretório nacional do PSB, partido da base governista de Lula.
Desde o fim de março, a Petrobras enfrenta uma grande turbulência política por conta de atritos entre o presidente da companhia brasileira, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Lula chegou a convocar reuniões de emergência e Prates chegou a ver o cargo ameaçado.
Apesar da determinação do governo de que representantes no conselho votassem contra o pagamento de dividendos extraordinários, Prates se absteve, gerando mal-estar no Palácio do Planalto. No dia seguinte à decisão de represar o pagamento, a empresa perdeu cerca de R$ 53 bilhões em valor de mercado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: FIA colabora com Andretti para possível entrada em 2028
Próxima Flamengo vence Palestino no Maracanã pela Libertadores