Pesquisadores identificam ponta de lança óssea mais antiga nas Américas (FOTOS)


O dr. Michael Waters, professor de antropologia e diretor do Centro de Estudos dos Primeiros Americanos da Universidade do Texas, liderou a equipe, cujos resultados foram publicados esta semana na Science Advances.
A equipe estudou fragmentos ósseos inseridos em um osso de costela de mastodonte que foi descoberto pela primeira vez por Carl Gustafson, durante uma escavação em Manis, no estado de Washington, de 1977 a 1979.
Uma equipe de pesquisadores identificou a ponta de lança de Manis como a arma mais antiga feita de osso já encontrada nas Américas, 13.900 anos atrás.
Usando a tomografia computadorizada e um software 3D, Waters e sua equipe isolaram todos os fragmentos ósseos e concluíram que era a ponta de uma arma – um projétil feito de osso de mastodonte, parente pré-histórico dos elefantes.

“Isolamos os fragmentos de osso, imprimimos e montamos […] Isso mostrou claramente que era a ponta de uma lança. Este é o projétil feito de osso mais antigo das Américas e representa a mais antiga evidência direta da caça ao mastodonte nas Américas”, disse Waters.

Waters acrescentou que, com 13.900 anos de idade, a ponta de lança de Manis é 900 anos mais antiga do que os artefactos similares associados ao povo Clovis, cujas ferramentas de pedra ele também estudou. Datado de 13.050-12.750 anos atrás, as pontas de lança de Clovis foram encontradas no Texas e em vários outros lugares de todo o país.
“O que é importante sobre Manis é que é a primeira e única ferramenta óssea mais antiga que a de Clovis. No outro local pré-Clovis, apenas ferramentas de pedra são encontradas […] Isso mostra que os primeiros americanos fabricaram e usaram armas feitas de osso e provavelmente outros tipos de ferramentas ósseas”, enfatizou o professor.
Ele disse também que a única razão pela qual o artefato de Manis foi preservado porque o caçador errou e o projétil ficou preso na costela do mastodonte.
Waters estudou este animal anteriormente, apresentando resultados em um artigo publicado em 2011 na Science, no qual a datação por radiocarbono determinou a idade do osso e um estudo genético dos fragmentos ósseos determinou que eles eram de mastodonte.
“Em nosso novo estudo, nos propusemos isolar os fragmentos ósseos usando imagens de TC e software 3D […] Então encaixamos as peças novamente para mostrar como o artefato se parecia antes de atingir e se partir na costela.”
Pesquisadores identificam ponta de lança em osso mais antiga nas Américas
Não se sabe muito sobre as pessoas que usaram esta arma além de que eles foram alguns dos primeiros povos indígenas a entrar nas Américas. Waters notou que o local de Manis e outros estão dando aos arqueólogos alguma visão sobre as primeiras pessoas que vieram para a América.
Segundo o pesquisador, “elas tomaram uma rota costeira ao longo do Pacífico Norte e se mudaram depois para o sul. Eles eventualmente passaram pelos lençóis de gelo que cobriam o Canadá e chegaram à zona noroeste da costa do Pacífico”.
Foto de costa mexicana - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2020

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores STF manda investigar autoridades da gestão Bolsonaro por possível genocídio indígena
Próxima Argentina perde quase metade da produção de soja por conta da estiagem