Pesquisa realizada pelo instituto MT Dados, contratada pela Band FM, entre os dias 26 e 30 de março, revelou que o atual prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari (UB), seria reeleito com ampla vantagem caso as eleições fossem hoje.
O levantamento, que contou com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, apresentou os seguintes resultados na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados:
Edelo Ferrari (UB): 56,5%; Delegado Eric Fantin (PL): 16,18%; Tarcísio de Aguiar (MDB): 5,31%; Adalto Bom Preço (sem partido) 5,04%; Marcos Deiss (PL): 3,98%. Nulo/branco: 1,33% e não souberam/não responderam: 11,67%
Os números mostram uma ampla vantagem de Edelo Ferrari sobre os demais pré-candidatos, com mais da metade das intenções de voto dos entrevistados.
O delegado Eric Fantin aparece em segundo lugar, seguido pelo ex-prefeito Tarcísio Aguiar, pelo empresário Adalto Bom Preço e pelo produtor rural Marcos Deiss.
A pesquisa também questionou se a opção de voto dos entrevistados era definitiva ou poderia mudar até o dia das eleições.
A maioria dos entrevistados, 72,41%, afirmou que a decisão era definitiva, enquanto 15,12% indicaram que a escolha poderia mudar de acordo com os acontecimentos.
Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 12,47%.
Sobre o resultado da pesquisa, o prefeito Edelo Ferrari afirmou: “Feliz com o resultado da pesquisa, que reflete o reconhecimento do nosso trabalho à frente da prefeitura de Brasnorte. Agradeço a todos os que confiam em mim e na nossa equipe, trabalhamos com muita dedicação e transparência para fazer de Brasnorte uma cidade cada vez melhor”.
Na modalidade Expontânea, Edelo Ferrari também é líder absoluto.
Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados indicam sua preferência de voto sem a apresentação de nomes, o cenário revelado pelo instituto MT Dados mostra que Edelo Ferrari lidera com 41,64% da preferência, abrindo ampla vantagem sobre o 2º colocado, delegado Eric Fantin com 9,81%, Marcos Deiss com 3,18%, Adalto Bom Preço com 2,39% e Tarcísio Aguiar com 1,33%.
O percentual de votos nulos ou brancos é de 0,8%. 40,85% das pessoas ainda não têm uma resposta definitiva sobre sua intenção de voto.
Gestão Edelo Ferrari chega a 91% de avaliação positiva
Os entrevistados também foram questionados sobre a avaliação da administração do atual prefeito Edelo Ferrari.
Segundo a pesquisa, 57,63% consideram a gestão como ótima ou boa; 33,42% a avaliam como regular e 7,89% a consideram ruim ou péssima.
Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 1,05%.
Em relação à aprovação da maneira como Edelo administra a cidade, 83,95% dos entrevistados aprovam, enquanto 12,37% desaprovam.
Os que não souberam ou não responderam representam 3,68% dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, 83,95% dos entrevistados aprovam a forma como Edelo administra a cidade, enquanto 12,37% expressam desaprovação.
Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3,68% do total.
Rejeição
A pesquisa do MT Dados também avaliou a rejeição dos pré-candidatos.
Nesse contexto, o ex-prefeito Tarcísio Aguiar apresenta a maior rejeição, com 17,24%. Em seguida, vem o delegado Eric Fantin, com 15,92% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum; Edelo Ferrari, com 11,41%; Marcos Deiss, com 7,96%; e Adalto Bom Preço, com 6,37%.
Os votos nulos ou brancos somam 2,39%, enquanto 38,73% dos entrevistados não souberam ou não responderam sobre a rejeição aos pré-candidatos.
Sobre a pesquisa
O instituto MT Dados ouviu 380 eleitores residentes em Brasnorte entre os dias 26 a 30 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o número 09573/2024.
Fonte: abroncapopular