Pesquisa Quaest: Tarcísio é favorito em SP e Lula tem queda acentuada de popularidade


A nova pesquisa da Quaest revelou um cenário negativo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja aprovação está em torno de 30%, enquanto governadores de oposição têm aprovação acima de 60%. Esse contraste reflete o descontentamento da população com Lula, enquanto os governadores, apesar dos desafios com a violência, são vistos de forma mais positiva.
Em São Paulo, Lula enfrenta uma desaprovação de 69%, enquanto o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tem uma aprovação de 61%. Lula vai estar no estado para lançar o edital de construção do túnel submerso entre Guarujá e Santos, junto com Tarcísio, e o evento já está chamando atenção do Planalto enquanto analistas aguardam seus desdobramentos políticos.
A pesquisa mostra ainda que essa tendência não é exclusiva de São Paulo. Governadores de outros estados, como RJ, MG, PR, GO, PE, RS e BA, também têm aprovação superior à de Lula. Quatro desses governadores, incluindo Tarcísio, Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Jr. (PSD) e Romeu Zema (Novo), têm aprovação acima de 60%.
Ao contrário de Lula, que vê sua aprovação cair, esses governadores mantêm uma aprovação elevada e estável. Tarcísio é visto como favorito para a reeleição, caso não dispute a corrida pela Presidência, enquanto Caiado e Ratinho Jr. são considerados capazes de eleger seus sucessores.
Segundo apuração do G1, aliados de Lula acreditam que ele está com um diagnóstico errado da situação e não fará as mudanças necessárias sem ser alertado. Lula insiste que seu governo está indo bem, com crescimento forte e desemprego baixo, mas não percebe que o enfraquecimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reduz o impacto positivo desses ganhos.
Ainda de acordo com a apuração, os aliados de Lula afirmam que Haddad não está totalmente enfraquecido, mas perdeu força desde o início do mandato. A percepção de fraqueza do ministro da Fazenda gera incertezas, afetando o mercado, que reage rapidamente a notícias ruins.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Ferrari define ordem de pilotos para 1º dia de testes no Bahrein
Próxima Esposa de desembargador recebeu R$ 938 mil de alvo da Polícia Federal em Cuiabá, afirma Coaf