Pesquisa: patriotismo e famílias fortes são prioridades máximas para os russos


Uma pesquisa divulgada neste domingo (2), pelo centro “Segurança 2.0”, da Fundação Russa para a Paz, apontou que o patriotismo e a família unida são os valores mais importantes para a sociedade russa.
Dos entrevistados, um terço (31,4%) apontou o patriotismo como o valor mais importante, enquanto 26,7% disseram valorizar a família unida. Em terceiro lugar como valor mais importante, ficou a espiritualidade em detrimento do materialismo, apontada por 19,5%, seguida de memória histórica e continuidade intergeracional (14,8%) e altos ideais morais (11,9%).
Além disso, a Fundação Russa para a Paz analisou a percepção dos valores tradicionais russos através do prisma das maiores plataformas de inteligência artificial do mundo. De acordo com a DeepSeek (China), os principais valores da Rússia moderna são família e casamento, patriotismo e responsabilidade cívica, espiritualidade e moralidade.
“Os chineses tendem a ver paralelos com seus próprios valores: família, coletivismo, patriotismo, respeito pela história e pelos mais velhos. Compreender os valores russos é geralmente visto com respeito e considerado um fator de fortalecimento das relações bilaterais e enriquecimento cultural”, segundo a pesquisa.
Da esquerda para a direita: Nikolai Tsiskaridze, diretor da companhia de ballet Vaganova e o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy. - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2024

Segundo o ChatGPT (EUA), os valores tradicionais entre os russos são os seguintes: laços familiares e intergeracionais, patriotismo, religiosidade e espiritualidade, e trabalho árduo.
Como observaram os autores da análise, as redes de IA dos EUA, ao responderem perguntas sobre os valores russos, enfatizam o conservadorismo e o papel da religião: os norte-americanos veem a posição russa como uma rejeição consciente dos valores ocidentais — multiculturalismo, liberdades liberais e individualismo.
Na Europa, de acordo com o Mistral.AI (França), a espiritualidade e a religião, a família e o casamento, e o patriotismo foram apontados como os principais valores dos russos.
“Os valores russos são frequentemente vistos como uma guinada conservadora consciente, um contrapeso ao liberalismo ocidental. Eles são percebidos como parte de uma ideologia estatal para consolidar a sociedade, legitimar a política interna e externa e criticar a UE e os EUA”, observa a análise.
Elena Sutormina, primeira vice-presidente da Fundação Russa para a Paz, comentou os resultados da análise.
“Na véspera do dia 4 de novembro — Dia da Unidade Nacional — realizamos um estudo para entender quais valores os russos consideram mais importantes hoje, o que realmente forma sua base, seu sistema de valores. Os resultados mostraram que, para nossos concidadãos, os valores fundamentais são prioridades absolutas: patriotismo, uma família forte e a prioridade do espiritual sobre o material”, observou Sutormina.
A Fundação Russa para a Paz compartilhou com a Sputnik os resultados resumidos de pesquisas realizadas offline e online com 3.521 russos de diversas regiões do país na véspera do Dia da Unidade Nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Roubo no Museu do Louvre foi executado por amadores, afirma Promotoria de Paris
Próxima Trump diz não estar considerando envio de mísseis Tomahawk à Ucrânia