Jovens adultos entre 18 e 40 anos podem realizar uma avaliação física e cardiometabólica gratuita se participarem de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF). O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da prática de exercício físico em pessoas com histórico de diabetes tipo 2 na família. Em contrapartida da, além de todos os relatórios produzidos na avaliação, os participantes também receberão um certificado de 20h.
“Atualmente, já existem estudos que concluíram que filhos de pais diabéticos têm a glicemia e a modulação autonômica cardíaca alterados, mesmo sem um diagnóstico próprio da doença. O que queremos avaliar é se essas alterações podem ser combatidas com a prática de exercício físico nessa população”, explica a pesquisadora Karen Dennise Lozada Tobar.
A glicemia é, como a maioria sabe, a quantidade de açúcar que temos no sangue e a diabetes é uma doença relacionada com valores cronicamente elevados da glicemia e a capacidade do corpo de metabolizar esses açúcares de forma correta no nosso organismo.
A modulação autonômica cardíaca, por sua vez, refere-se a como o nosso sistema nervoso autônomo regula o sistema cardiovascular, ou seja, a frequência em que o coração bate, o comportamento da pressão arterial e outras coisas que são automáticas no nosso corpo.
“A hipótese que estou trabalhando é que o exercício físico poderia proteger as pessoas com histórico familiar de diabetes dessas alterações e, portanto, da doença”, concluiu.
Voluntários
As pessoas interessadas em participar da pesquisa devem preencher alguns pré-requisitos:
Ter entre 18 e 40 anos;
Ser filho de pai e/ou mãe com Diabetes tipo 2 diagnosticado antes dos 60 anos
Ter IMC entre 18,6 e 29,9. Para descobrir o IMC basta dividir o peso em quilos pelo quadrado da altura <(peso) / (altura x altura)> ;
Não ter doenças ou problemas articulares (hipertensão, diabetes, etc.)
Não ser fumante
Não praticar exercícios físicos regularmente (duas ou mais vezes na semana) nos últimos quatro meses
Os participantes farão duas avaliações num período de no máximo sete dias, uma com exercícios físicos e outra sem, a fim de identificar as diferenças entre os dois resultados. Essas avaliações têm uma duração prevista de 3h e podem ser agendadas de segunda à domingo, das 13h às 16h ou das 16h às 19h.
Mais informações pelo telefone (WhatsApp) +593093960-4036
Fonte: ufmt