“Estamos, de fato, perante a tarefa de construir um novo mundo. Nos estágios decisivos, a responsabilidade dos intelectuais é extremamente grande”, disse Putin aos membros do Clube Valdai.
Problemas globais exigem soluções coletivas
“Infelizmente, temos que constatar que nossas contrapartes ocidentais perderam seu senso de realidade, cruzaram todos os limites possíveis. Isso é um erro”, disse Putin.
Questão na Ucrânia
“A crise ucraniana não é um conflito territorial, quero enfatizar isso. A Rússia é o maior país no mundo, com maior dimensão territorial. Não temos interesse em reivindicar nenhum território adicional. Ainda temos que continuar a desenvolver a Sibéria, a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente. Este não é um conflito territorial”, disse Putin.
Putin destacou que a Rússia é o tema favorito de vários políticos do Ocidente, estamos “certamente acostumados a isso, historicamente acostumados”.
“Na Europa já há décadas é realizada a linha persistente da expansão da OTAN, bem como na região da Ásia-Pacífico e no Sul da Ásia.”
“É a hora de se livrarem desse pensamento da época do domínio colonial. Gostaria mesmo de dizer: enxuguem os olhos. Esta era acabou há muito tempo e nunca mais voltará.”
Ucrânia na OTAN
Avanço das tropas
Grupo Wagner
Poderio nuclear
Segundo ele, hoje não existe tal situação na qual, hipoteticamente, algo possa ameaçar a existência do Estado russo: “Não acho que alguém que tenha seu juízo são e memória clara pense em usar armas nucleares contra a Rússia”.
Influência do Brasil e América Latina
“O Brasil na América Latina – a população é enorme, o crescimento da influência é colossal. A África do Sul – como não levar em conta sua influência no mundo? Assim, também o seu peso na tomada de decisões-chave deve aumentar, mas é claro que isso deve ser feito de tal forma que se chegue a um consenso sobre as mudanças, que não destrua a existente […] que não destrua o regime legal existente. É um processo complexo, mas na minha opinião é nessa direção e nesse caminho que precisamos seguir.”
Nord Stream
Relações com a China
O evento
Fonte: sputniknewsbrasil