Perez quer retorno à Fórmula 1 em 2026 e pode correr em Le Mans este ano


Sergio Perez está considerando uma participação em Le Mans em 2025, além de estar de olho em um retorno à Fórmula 1 com a nova equipe Cadillac em 2026. Perez ficou sem vaga na F1 para a temporada de 2025, após sua saída da Red Bull Racing no final do ano passado, depois de quatro anos na equipe.

Embora Perez não esteja na F1 este ano, o piloto mexicano ainda não confirmou que a categoria ficou para trás, apesar da natureza inglória de sua separação da Red Bull. O fraco desempenho de Perez na F1 em 2024, fez com que a Red Bull fosse superada no campeonato de construtores por McLaren e Ferrari. A equipe de Milton Keynes não conseguiu defender seu título e terminou apenas em P3, já que Perez marcou apenas 152 pontos na temporada, pouco mais de um terço do que Max Verstappen conseguiu com 437 pontos ao conquistar mais um título de pilotos.

Com a saída de Perez da Red Bull, o piloto mexicano revelou recentemente que planeja tirar alguns meses de folga para avaliar seu futuro. “Minha prioridade é me divertir, fazer coisas que não fiz, estar com minha família. Nos próximos seis meses, tomarei uma decisão sobre o que quero para o próximo passo na minha carreira.”

O pai de Perez, Antonio Perez Garibay, afirmou: “A melhor versão de Checo ainda está por vir. Todos ficarão muito felizes e muito orgulhosos. O que está por vir será histórico, eu garanto a vocês. Coisas muito grandes estão chegando para Perez, a única coisa que lhes digo é que nós, Perez, não saímos da Fórmula 1”, disse o pai do piloto.

Enquanto isso, o jornal espanhol Marca, afirmou que Perez está ‘fazendo movimentos’ para oferecer seus serviços como um piloto experiente na Cadillac em 2026. A equipe liderada por Graeme Lowdon, representando a fabricante General Motors, que começou como uma operação homônima liderada por Michael Andretti, chegou a um acordo para correr na Fórmula 1 na próxima temporada, com a equipe atualmente trabalhando em direção a esse objetivo.

Acredita-se que o piloto americano Colton Herta seja um forte candidato para uma das vagas, com a estrela da IndyCar representando a Andretti na categoria americana. Mas Herta não tem experiência na Fórmula 1, o que significa que a equipe americana pode estar interessada em nomes mais experientes, como Perez.

Essa sugestão do Marca, corresponde ao que várias fontes indicaram sobre a Cadillac, com Perez pronto para manter seu significativo apoio financeiro da Telmex de Carlos Slim e seu conglomerado America Movil.

Para se manter em forma como piloto, Perez também estaria buscando uma opção para correr nas 24 Horas de Le Mans na categoria GT, a fim de ter um primeiro contato com o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e avaliar se esse é um caminho que ele poderia ficar interessado em seguir no futuro.

O ex-chefe da Haas na F1, Guenther Steiner, acredita que Perez seria uma contratação lógica para a Cadillac, caso o mexicano deseje retornar à Fórmula 1. “Se você é a Cadillac, você precisa de alguém experiente”, disse Steiner. “Checo esteve em várias equipes por um longo tempo. Ele conhece o caminho. Ele poderia ser de grande ajuda e talvez colocá-lo em um contrato de um ano. Essa é uma oportunidade para Checo, e eu diria que ele poderia ter valor para a Cadillac.”

Embora Perez possa ter perdido o ritmo enquanto estava na Red Bull, o mexicano pode voltar ao seu melhor em um ambiente de menor pressão, acredita Steiner. “Checo era muito bom quando estava na Force India. Ele sempre entregava mais do que o esperado, mas ele não conseguiu acompanhar a pressão em uma equipe de ponta”, completou Steiner.

Fonte: f1mania

Anteriores Venezuela chama de 'roubo descarado' apreensão de avião na República Dominicana
Próxima MMA realiza reunião sobre perspectivas climáticas para 2025 e risco de incêndios no país