Pequim critica os EUA por revogar vistos para estudantes chineses: ‘Injustificável’


Na quarta-feira (28), o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que os EUA começarão a revogar vistos, especialmente para estudantes chineses com conexões ao Partido Comunista Chinês ou que estudam em “áreas críticas”.
“A decisão dos EUA de revogar os vistos de estudante chineses é completamente injustificada. Ela se baseia em ideologia e na segurança nacional como pretexto. Ela prejudica gravemente os direitos e interesses legítimos dos estudantes da China e interrompe o intercâmbio interpessoal entre os dois países. A China se opõe firmemente e já protestou junto aos EUA contra a decisão”, disse Mao em uma coletiva de imprensa.
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante discursa durante evento do projeto Nova Indústria Brasil (NIB) na sede do banco, no Rio de Janeiro (RJ), em 26 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2025

A porta-voz também criticou duramente a medida, chamando-a de “discriminatória e politicamente motivada”, o que “expõe a hipocrisia dos Estados Unidos em relação à liberdade e à abertura”.
De acordo com dados do relatório Portas Abertas sobre intercâmbio educacional internacional, os estudantes chineses constituíram o maior grupo de estudantes estrangeiros nos EUA no ano acadêmico de 2023-24, representando 20% do total, ou cerca de 23.500 estudantes.
A maioria dos estudantes do gigante asiático escolheu estudar matemática e ciência da computação, bem como especialidades de engenharia e programas relacionados a negócios e administração.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Máscaras de oxigênio são acionadas após despressurização em voo da Azul que faz pouso de emergência
Próxima Ninguém acertou: confira os números do sorteio da Mega-Sena e o novo valor acumulado