O general Wu Yanan foi nomeado para chefiar o Comando do Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular (ELP), de acordo com uma reportagem da mídia estatal chinesa, publicada na quarta-feira (1º).
Wu substitui o comandante anterior Wang Xiubin, de 60 anos. Embora não haja limites de mandato para comandantes, os dois antecessores de Wang renunciaram na idade de aposentadoria, que é de 65 anos.
Nenhuma razão oficial foi dada para sua saída, nem próximos passos para o general. Wang foi apresentado pela primeira vez como chefe do Comando do Teatro Sul em julho de 2021, quando estava sendo promovido a general.
Ele apareceu em público pela última vez nessa função em abril, quando se encontrou com oficiais franceses visitantes.
O presidente chinês Xi Jinping pediu maiores esforços para construir um sistema de defesa de fronteira em uma reunião nesta semana, em meio a disputas com a Índia e no mar do Sul da China.
Na quarta-feira (31), um navio de guerra canadense passou pelo estreito de Taiwan, no que Ottawa chamou de compromisso com um Indo-Pacífico aberto, gerando uma repreensão da China.
Em resposta, Pequim disse que a passagem da fragata canadense havia “assediado e perturbado a situação e minado a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan”, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil