Pequena e envelhecida frota da Força Aérea dos EUA está perdendo vantagem para China, diz relatório


Cortes orçamentários, décadas de uso em combate pesado, perdas de aeronaves devido à aposentadoria e programas de modernização lentos ou estagnados deixaram a Força Aérea com uma frota que é menor e mais antiga do que era. Estes são problemas que os líderes reconhecem enquanto enfrentam a expansão militar da China e a possibilidade de conflito, escreve Business Insider.
Um novo relatório do Instituto Mitchell de Estudos Aeroespaciais, escrito pelo coronel aposentado da Força Aérea dos EUA John Venable e o analista Joshua Baker, mostra como décadas de mudanças fizeram encolher a frota da Força Aérea desde a Guerra Fria, advertindo também que os EUA agora enfrentam um ambiente de ameaça mais dura da China, Rússia, Irã e Coreia do Norte com lacunas crescentes na prontidão.
Bombardeiro estratégico dos EUA B-1B Lancer (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2025

“Enquanto existem deficiências de capacidade, recursos e prontidão no Exército, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e Força Espacial, as deficiências são particularmente agudas na Força Aérea dos EUA, que é agora a menor, provavelmente a mais antiga e inquestionavelmente a menos preparada em sua história”, apontam os autores do relatório.

Desde o fim da Guerra Fria, o número de caças e outras aeronaves prontas a voar diminuiu drasticamente.
Em 1987, os EUA tinham cerca de 4.253 caças, 393 bombardeiros e 309 aviões de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Desde 2024, esses números são apenas uma fração dos números da Guerra Fria. Ao longo de três décadas, o estoque da Força Aérea caiu para 2.026 caças, 140 bombardeiros e 297 plataformas de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores “Anistia é o caralh, p*rra!”: Junior Lima se manifesta contra anistia em show no The Town
Próxima Cientistas identificam alimentos que elevam o risco de demência em estudo de 15 anos