Pentágono: mísseis houthis danificaram 2 navios de carga no golfo de Áden


Apesar dos danos, o navio porta-contêineres suíço Tavvishi, de bandeira liberiana, e o navio de carga geral alemão Norderney, de bandeira antiguana, permaneceram flutuando e continuaram em seu curso, informou o comando norte-americano.
Tavvishi foi atingido por um míssil balístico antinavio e outro foi abatido. Norderney foi atingido por dois mísseis antinavio balístico e de cruzeiro.
Os militares dos EUA também relataram a interceptação de um veículo aéreo não tripulado sobre o golfo de Áden e a destruição de dois mísseis de cruzeiro e um lançador de mísseis em áreas do Iêmen controladas pelos houthis.
Apoiadores houthis marcham para marcar o aniversário da unidade iemenita em Sanaa, Iêmen, 22 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024

Segundo um balanço dos houthis, os combatentes iemenitas atacaram até agora 129 navios de Israel, Estados Unidos e Reino Unido nos mares Vermelho, Arábico e Mediterrâneo e no oceano Índico desde novembro passado, em solidariedade com os palestinos na Faixa de Gaza.
O líder dos houthis, Abdul Malik al-Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre nova fase de operações contra os dois países caso continuassem a agressão e os ataques em Gaza.
Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, mais de 36 mil pessoas já morreram durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.
Desde 2014, os houthis controlam grande parte do centro e do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em 2015, uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita iniciou operações militares para apoiar o Exército iemenita na recuperação dessas áreas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Sistema Solar passou por uma nuvem fria interestelar que teria provocado era do gelo, diz estudo
Próxima BOLETIM DE NOTÍCIAS – 1ª EDIÇÃO – Sexta-feira, 7 de junho de 2024