Pentágono diz que ‘não há nada a anunciar’ sobre potencial retirada norte-americana do Iraque


“Estamos cientes dessas publicações, mas no momento não estamos prontos para anunciar qualquer medida”, disse o porta-voz do departamento militar norte-americano.
Mais cedo, a Reuters informou que os Estados Unidos e o Iraque chegaram a um acordo sobre a retirada gradual das tropas da coalizão liderada por Washington do país, com planos iniciais de que centenas de militares deixem o Iraque até setembro de 2025.
Militares sentados dentro de veículos de combate Bradley em base militar dos EUA em local não revelado no nordeste da Síria, 11 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2024

Anúncio de saída do Iraque adiado

Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Iraque disse que o anúncio sobre uma data de término para a missão da coalizão liderada pelos Estados Unidos foi adiado. Na época, a pasta afirmou desconhecer os motivos e alegou que a expectativa era de um novo comunicado sobre a saída neste mês.
Aliado raro dos EUA e do Irã ao mesmo tempo, o Iraque abriga 2,5 mil tropas norte-americanas e tem grupos apoiados por Teerã ligados às suas forças de segurança. Bagdá tem testemunhado ataques crescentes de retaliação desde que a guerra Israel-Hamas na Faixa de Gaza eclodiu, em outubro de 2023.
Em 5 de agosto, pelo menos cinco militares americanos ficaram feridos em um ataque contra uma base militar no Iraque, conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores PF abre inquérito contra membros do MBL por gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”
Próxima Aliados escondem Ricardo Nunes na propaganda eleitoral da TV