O Pentágono atua para impedir o uso pelos militares russos do sistema de comunicação via satélite Starlink, relata o Defence One, que cita o assistente do chefe do Pentágono, John Plumb.
A Starlink é uma rede de satélites de última geração projetada para fornecer acesso de banda larga à Internet em qualquer lugar do mundo. Anteriormente, surgiram informações na mídia de que a SpaceX estava em processo de venda de terminais de Internet para a Rússia, o que foi negado posteriormente por Elon Musk.
O empresário afirmou que nada “foi vendido diretamente ou indiretamente para a Rússia” e que os esses rumores eram “categoricamente falsos”.
Segundo o Defence One, Plumb assegurou que o Pentágono trabalha com a Ucrânia e a SpaceX para evitar o uso das comunicações via satélite pela Rússia. O funcionário ainda afirmou que o Departamento de Defesa dos EUA não pode fazer a SpaceX interromper o serviço para eventuais terminais da empresa na Rússia.
Além disso, o assistente do chefe do Pentágono considerou a empresa de Musk uma “excelente parceira”.
Em meados de outubro de 2023, o empresário e bilionário americano Elon Musk afirmou que a SpaceX não poderia mais arcar com a manutenção do Starlink na Ucrânia devido aos grandes custos suportados pela empresa. Com isso, solicitou ao Pentágono que assumisse as despesas. Na sequência, Musk voltou atrás e disse que continuaria o financiamento dos terminais na Ucrânia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil