‘Pele de tubarão’ AeroSHARK promete revolucionar setor aeronáutico (FOTOS)


A companhia aérea suíça SWISS AIR concluiu a instalação do AeroSHARK, um revestimento inspirado na pele de tubarão, em sua frota de 12 aviões Boeing 777-300ER.
© Foto / Swiss International Air Lines / HandoutTécnico instala revestimento AeroSHARK em avião da companhia aérea SWISS AIR

Técnico instala revestimento AeroSHARK em avião da companhia aérea SWISS AIR - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2024

Técnico instala revestimento AeroSHARK em avião da companhia aérea SWISS AIR
Desenvolvido pelas alemãs Lufthansa Technik e BASF, o revestimento é aplicado na fuselagem e nas nacelles dos motores da aeronave, imitando as propriedades hidrodinâmicas da pele de tubarão, o que reduz a resistência do ar em voo. Além disso, de acordo com os dados da companhia aérea SWISS AIR, a empresa economizou mais de 2.200 toneladas de parafina e emitiu 7.100 toneladas métricas a menos de dióxido de carbono em 2023 em aeronaves já equipadas com o AeroSHARK.
Os criadores do revestimento explicaram que a redução da resistência ao atrito da superfície da aeronave é conseguida pela presença de nervuras microscópicas na nova cobertura. Eles detalham que o material é fácil de instalar e extremamente resistente a raios ultravioleta, água, óleo e flutuações de temperatura, bem como à pressão que ocorre a bordo de aviões de longo curso.
© Foto / Swiss International Air Lines / HandoutVista de avião da companhia aérea SWISS AIR durante instalação de revestimento AeroSHARK

Vista de avião da companhia aérea SWISS AIR durante instalação de revestimento AeroSHARK - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2024

Vista de avião da companhia aérea SWISS AIR durante instalação de revestimento AeroSHARK
Os representantes da companhia aérea disseram que o efeito de economia de combustível foi confirmado em mais de 60.000 horas de voo.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora com a nova tecnologia. Resta saber até que ponto ela pode ser implementada”, concluíram eles.
“A certificação AeroSHARK está planejada para outras áreas da aeronave e outros tipos de aeronaves. O próximo poderia ser o Airbus A330 […] Infelizmente, ainda não podemos dizer quando um certificado será emitido”, disse um porta-voz da LHT, acrescentando que “nosso objetivo é integrar a tecnologia AeroSHARK à frota do Airbus A330 até 2025”.
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Fonte: sputniknewsbrasil

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