“Pedro Jorge: uma vida pela justiça” está na edição especial do Interesse Público


Documentário produzido pela PRR5 é destaque do programa em homenagem ao procurador assassinado há 40 anos


Imagem: Ascom/PRR5

Esta semana, o programa Interesse Público relembra um crime que completou 40 anos em 2022 e que não pode ser esquecido: o assassinato do procurador da República Pedro Jorge, membro do Ministério Público Federal (MPF). Pedro Jorge de Melo e Silva foi assassinado no dia 3 de março de 1982, aos 35 anos de idade, após o procurador denunciar um dos maiores esquemas de desvio de recursos para financiamento agrícola de Pernambuco, o “Escândalo da Mandioca”.

Entre os anos de 1979 e 1981, dezenas de pessoas obtiveram empréstimos irregulares no Banco do Brasil do município de Floresta, no sertão pernambucano, com o suposto objetivo de cultivar mandioca. Mas nada era plantado, e os beneficiários ainda recebiam o dinheiro do seguro agrícola, alegando terem perdido a safra por conta da seca.

Além do crime, o Interesse Público destaca a abordagem do documentário produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), “Pedro Jorge: uma vida pela justiça”.

Construída com vários depoimentos, fotografias, matérias de jornais e imagens de TV da época dos fatos, a narrativa do filme  mostra um pouco da vida de Pedro Jorge, que foi seminarista e estudou no Mosteiro de São Bento antes de ingressar na Faculdade de Direito do Recife.

O documentário também aborda as ameaças que o procurador sofreu quando começou a atuar no processo, e sua coragem de prosseguir com o trabalho, apesar das intimidações que recebia. É possível ver, também, os desdobramentos dessa história para o próprio Ministério Público Federal, como instituição.

O programa inédito foi ao ar nessa sexta-feira (7), mas o conteúdo pode ser revisto na íntegra aos sábados, às 5h30; domingos, às 17h30; segundas às 10h; terças às 11h30 e quartas às 5h, na TV Justiça.  O programa também está disponível pela internet, no site TV Justiça (https://www.youtube.com/c/TVJustiçaOficial), ou no Canal MPF (https://youtu.be/pjR0BkY5BcQ), no YouTube.

Sobre o programa – O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com uma produtora e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.
Onde assistir – Estreia da edição inédita toda sexta-feira, às 20h, na TV Justiça. Reprises aos sábados, 5h30; domingos, 17h30; segundas 10h; terças 11h30 e quartas 5h. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O programa ainda é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 – apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Anteriores FMI: custo das importações de alimentos vai impactar em US$ 9 bilhões os países em desenvolvimento
Próxima FGV: IGP-M tem deflação de 1,01% na 1ª prévia de outubro